Síntese: Shanghai Office Simulator - Neo Fusion

Shanghai Office Simulator

14 de dezembro de 2020
Cópia digital da versão em acesso antecipado (Steam) gentilmente cedida pela GamePlan.

Talvez, de forma interessantíssima, os jogos se coloquem de formas narrativas únicas nos últimos tempos. A exploração da linguagem e de suas mecânicas para continuar fazendo histórias é bem divertida, e pode ser melhor evidenciada em Shanghai Office Simulator.

Primeiramente o jogo parte de um ponto de vista não tão comum ao ocidente: uma produtora de jogos chinesa. Em segundo lugar, focando em detalhes da ascenção e difícil vida por trás do desenvolvimento de jogos. S.O.S., sigla oficial e como irei me referir a ele pelo resto do texto, combina esses dois fatores em um jogo não único, mas eficiente.

A trajetória para que você se torne um grande CEO responsável por um dos grandes lançamentos do mundo dos games é cheia de bom humor e com uma mecânica bem inteligente de turnos e cartas, mas levanta questionamentos tanto em jogabilidade quanto em interpretações. É obviamente um jogo sobre sucessos, mas ele deixa claro rotinas poucos saudáveis em alguns momentos. Enquanto jogo propriamente dito, porém, é onde menos brilhar, com uma jogabilidade mais fraca e desinteressante.

Por se tratar de um jogo ainda em período de acesso antecipado — tanto a versão cedida a influenciadores e imprensa quanto aquela comercializada no Steam —, ainda há chance de se tornar mais único e divertido. Talvez uma melhor integração do gameplay esteja planejada para o futuro, e com isso o jogo será bem mais positivo. Diria que, em termos de narrativa, S.O.S. já está no ponto certo. Se você conseguir ignorar a jogabilidade — algo que muitos não conseguem —, você já tem um prato cheio. Se não conseguir, bem, quem sabe daqui um tempo as coisas mudem, né?

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm