Análise: Grindstone - Neo Fusion
Análise
Grindstone
4 de janeiro de 2021
Cópia digital da versão para Switch cedida pela Capybara Games.

Combinar peças de cores semelhantes a fim de conseguir a pontuação exigida pela fase para seguir em frente: essa é a “simples” premissa de Grindstone. Assim dito, o jogo da Capybara Games parece bem básico e mais uma das diversas imitações de Bejeweled e Candy Crush que vemos por aí — o que, felizmente, está longe de ser verdade.

Enquanto sem dúvida a descrição inicial é válida, o game possui diversas camadas de profundidade que tornam tudo muito mais divertido e complexo. Por exemplo, as peças: elas não são bem “joias”, mas sim criaturas que você mata da forma mais brutal e sangrenta possível, e não há a necessidade de ligar 3 delas como requisito mínimo — se você quiser, seu turno pode envolver nem se mexer.

Também diferencia o fato de que você controla um personagem que se move por esse tabuleiro, então o ponto de início de cada movimento está em mudança constante. Além disso, as criaturas não ficam só paradas esperando pela morte: com o tempo elas ficam agressivas, e terminar seu turno ao lado de uma nesse estado pode reduzir um ponto de vida (você começa com 3, no total, então cada um conta bastante).

Tornando as coisas mais interessantes, Grindstone recompensa o jogador com uma joia que surge em um espaço no tabuleiro quando o protagonista consegue combinar certo número de criaturas abatidas. Essas recompensas não são algo que vale a pena ir atrás pela sua simples coleta (ao avançar para a próxima fase, todas são coletadas automaticamente), mas sim pelo poder especial que contém — ao pegar uma dessas joias, você pode iniciar um combo de abates de criaturas de uma cor diferente daquele a que está dedicado no momento.

Complexidade gostosa

É mais fácil entender jogando do que lendo uma descrição, mas vou tentar: um turno típico de Grindstone envolve combinar o maior número possível de criaturas, terminando em um espaço seguro para pensar no próximo. Quando uma (ou mais) joia está em campo, você inicia a combinação e tenta terminá-la no ponto que usa o item especial para iniciar outro combo, aumentando seu multiplicador e garantindo que uma nova joia vai ser gerada. Todo o processo é extremamente prazeroso e recompensa o raciocínio e planejamento de curto, médio e longo prazo.

Grindstone

Enquanto essa parte base sozinha já seria recompensadora, Grindstone traz novas camadas de complexidade em cima disso. O jogador pode levar para cada fase um total de três equipamentos e vai encontrar criaturas especiais que não morrem a não ser que você concentre determinado poder de ataque antes. Isso sem contar as lápides que vão transformar criaturas em zumbis, os campos em que certas áreas envenenam e os inimigos especiais que podem levá-lo para outra dimensão. Ah, e eu nem mencionei que você precisa coletar ao menos uma coroa e um baú especial (cuja chave vem em separado) para ter 100% das recompensas de cada fase.

Enquanto certa quantidade de coroas é necessária para progredir entre cenários, esse é um game bastante leniente em sua progressão. Basta matar o número mínimo de criaturas de uma fase para progredir, e sempre dá para voltar para fases anteriores com equipamentos melhores para coletar algo que você deixou passar. Para completar, há uma série de desafios adicionais com algumas recompensas bem interessantes, especialmente no que diz respeito à coleta de recursos necessários para a criação de itens e novas armaduras.

Grindstone

Descrevendo, pode parecer que o game é extremamente complexo e exige um longo tutorial para ser dominado. Felizmente, o contrário é a verdade: novos elementos são adicionados de maneira natural e é difícil ficar perdido quando um deles surge. Graças a uma gameplay básica, porém bastante sólida, cada pequena complexidade adicional que surge é encarada não como uma complicação, mas sim como uma forma nova e intrigante de usar o tabuleiro a seu favor.

Diversão mais do que casual

Lançado originalmente para o Apple Arcade de forma bem completa, Grindstone sofreu algumas adaptações bem-vindas no Nintendo Switch. Além de o suporte para controles ter sido aprimorado, a disposição mais horizontal da tela fornece acesso mais rápido a informações do inventário de seu personagem durante cada fase. E o melhor: se você quiser, pode jogar tudo usando o touch, assim como faria em um iPad ou iPhone.

Grindstone

Enquanto seu preço oficial pode parecer um tanto salgado quando associado a uma experiência vista como mais “casual”, Grindstone vale cada centavo. Se você gosta de jogos de puzzle envolventes e já dedicou boas horas a Tetris, Bejeweled ou Lumines, esse é um título que vai se encaixar muito bem no catálogo de seu console.

Leia também

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm