O mundo já conhece Doom Eternal. Um jogo intenso, com momentos geniais e outros talvez um pouco arrastados, que pegou a fórmula de seu antecessor Doom (2016) e a transformou em um jogo com mais opções, maior e, principalmente, que eleva a figura do Doom Slayer a quase um herói da humanidade. Discussões à parte sobre se o papel de herói realmente se encaixa em um psicopata musculoso, o jogo é divertido.
Porém, assim como o reboot de Doom , o jogo chega ao Nintendo Switch algum tempo depois do lançamento em outras plataformas. Nós, como pessoas que estão dentro do mundo digital, aprendemos a sempre duvidar do que o pequeno console da Nintendo é capaz de fazer, mas também sempre somos os primeiros a elogiar quando ele faz algo impressionante. Talvez seja a hora de sempre respondermos com um “Não acredito” e aceitarmos que há mais chance do jogo ser incrível no Switch do que a gente pensa, não é mesmo? Afinal, eis Doom Eternal para provar isso.
Embora rode a 60 fps em todos os outros consoles, o primeiro ponto a se notar na versão de Nintendo Switch é que ela está com 30 fps, porém estáveis. Esse sacrifício, necessário pela realidade da plataforma, já é o suficiente para olharmos torto, mas é entrando no jogo e vendo seus gráficos e como, mesmo dentro dessa taxa de quadros, ele funciona bem e de forma fluida. A intensidade do jogo continua aqui, menos fluido, mas em uma experiência portátil.
De fases intensas com hordas e mais hordas de demônios, sem perder nenhuma quantidade de inimigo e sem nenhuma queda na taxa de quadros por segundo, o jogo é impressionante. Poder ter a experiência do calibre de Doom Eternal de forma portátil é a síntese de toda a experiência do Nintendo Switch, e é raro hoje em dia, mais de 3 anos depois de seu lançamento, que isso seja tão lembrado. Toda essa estrutura torna o mais recente lançamento da id Software uma das grandes maravilhas técnicas do Switch, e talvez um grande voto para olharmos mais positivamente para ports. Tudo bem que até em Doom (2016), lançado no ano de lançamento do Switch, também era uma boa versão e que surpreendia pelos feitos técnicos. Os argumentos, no fim, são os mesmos do primeiro jogo, o que torna tudo melhor.
Assim como nosso companheiro de site Renan Greca (que também fez a análise de Doom Eternal em seu lançamento original) falou em 2017, a versão de Switch é “a melhor versão do jogo para quem não tem outra opção”. Embora o comentário pareça diminuir o port em primeira vista, eu acredito que ele sintetize bem o que essa versão de Doom Eternal traz. A experiência ideal do jogo é a 60 fps, então são mais recomendadas as versões de PS4 ou Xbox One e PC caso seja possível. Caso você não tenha essas opções, ou só queira a versão portátil, encontrará um jogo fantástico em uma versão boa e extremamente funcional. Recomendo e muito para todos os donos de Nintendo Switch.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm