Relato: Hollow Knight e Spiritfarer a partir de uma outra perspectiva - Neo Fusion
Relato
Hollow Knight e Spiritfarer a partir de uma outra perspectiva
28 de janeiro de 2021

Durante janeiro, me aventurei em duas histórias bem diferentes que despertaram diversas sensações em mim. Tendo a oportunidade de jogar um no PlayStation 4 e o outro no PC, meus dias vinham sendo alimentados pela agressiva, profunda e marcante experiência de ser um cavaleiro supremo em Hollow Knight e, ao mesmo tempo, pela doce calmaria dos mares de Spiritfarer. Tenho que dizer que esse equilíbrio até que fez bem para mim.

Com mais de 47 horas acumuladas, Hollow Knight virou algo que não esperava: um vício (no sentido positivo). Cada vez que eu entrava no jogo, descobria uma coisa nova, desbloqueava uma nova habilidade, ultrapassava um novo obstáculo. Claramente sofri em vários momentos, principalmente pelas dificuldades dos chefes de algumas áreas. Mas a progressão desse metroidvania foi o que realmente me prendeu de tal forma que não quisesse largar o controle até finalizar cada cantinho dos mapas.

Esse é um game que sabe o que quer passar para o seu jogador. Tudo é meticulosamente colocado neste mundo — ou talvez mundos, tendo em vista a grandiosidade de cada mapa — com um motivo específico. E você, enquanto pequeno cavaleiro, sai atrás de poder, respostas e se encontra com uma história de excelente qualidade. Eu me apeguei até com um comprador de relíquias, personagem não-jogável, que, em sua função, não fazia muito além de me dar Geo (o “dinheiro” do jogo). Posso dizer que foi uma experiência única e relevante, e agora posso me juntar à comunidade que tanto enaltece esse título (e com razão!).

Enquanto acabava de massacrar uns insetos com meu ferrão, minha humilde plantação de arroz crescia na pequena horta que comecei na embarcação de Stella, aquela que comandamos em Spiritfarer. Responsável por garantir que a passagem dos espíritos para o “outro lado” seja tranquila, encontrei um ponto de aconchego que não estava esperando ao acompanhar uma narrativa cujo tema principal é a morte. 

De forma muito delicada, o jogo conseguiu me fazer relaxar em ações tão simples e práticas, como ir cozinhar, pescar — esta, em específico, tem sido até terapêutica para mim — ou traçar minha próxima rota no vasto mapa ainda desconhecido. As personalidades que encontramos são tão marcantes e adoráveis — até mesmo o guaxinim atrevido (se você jogou, você sabe do que estou falando). Além disso, o processo de construir cômodos em nosso barco e vê-lo evoluir enquanto trazemos mais tripulantes a bordo é muito satisfatório. Embora minha aventura com essas figuras ainda não tenha se encerrado, já estou convencido de que esse título é um dos melhores de 2020.

Janeiro foi um mês que estive muito disposto e faminto por novas experiências no mundo dos games. Felizmente tive a oportunidade de encontrar dois excelentes jogos que vieram num momento que considero importante para mim. O engraçado de tudo isso é essa troca de polos, de um ambiente sombrio e agressivo para a paz e sanidade. Mas foi justamente o meio-termo entre esses dois jogos que, de alguma forma jogando-os simultaneamente, me fez desfrutar do que cada um tinha de melhor para me oferecer.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm