Nas profundezas da floresta de Melmoth, você é um pesquisador de campo com a tarefa de monitorar o comportamento de esquilos. Nuts é um jogo desenvolvido pela colaboração de pessoas de países diferentes: Islândia, Canadá, Dinamarca e Alemanha. O visual peculiar é fruto de experimentações com a renderização do ambiente e névoa, e essa estética dita um clima misterioso que instiga o jogador em relação aos movimentos sorrateiros desses pequenos animais.
O personagem está em um trabalho isolado em uma caravana na floresta, um trailer que conta com seus equipamentos de pesquisa. O jogador interage com a chefe de pesquisa, Dra. Nina Scholz, que conversa por telefone, ditando os rumos da narrativa e fornecendo as metas que devem ser realizadas. Além dela, há outro personagem que deixa materiais encaixotados do lado de fora, sendo o contato com o jogador realizado por bilhetes.
Pesquisar o comportamento dos esquilos nativos da floresta de Melmoth tem relação direta com interesses econômicos na região, algo que é fornecido aos poucos ao longo da trama. Para realizar as tarefas, o jogador precisa posicionar câmeras com tripé pelo ambiente e, durante a noite, observar o percurso dos esquilos nas filmagens em várias telas. Dependendo da situação, o jogador precisa apenas localizar para onde vão, ou o local que guardam suas reservas de nozes, porém, o enredo de Nuts logo indica que o comportamento desses animais podem estar levando a descobertas não esperadas.
A estética do jogo causa um estranhamento aos olhos no início, alguns objetos com cores diferentes dão a entender que o jogador pode interagir, portanto, há um risco de confusão. A cada capítulo de Nuts, a paleta de cores muda, o que reforça a ambientação de um determinado lugar, assim como os efeitos sonoros. A aparência dos esquilos é bem destacada. Eles representam o ponto que se quer alcançar no jogo, pois, ao reparar algo se mexendo na filmagem, o jogador assegura que, durante o momento de posicionar as câmeras, soube jogar com o ambiente, indicações do GPS, instruções da Nina e outras informações. Segundo a equipe, essa dinâmica foi o elemento que mais gostaram no jogo: “não há maneira certa de fazer as coisas e não há como falhar”.
Os sistemas foram construídos para serem bem flexíveis com a aprendizagem dos jogadores. A primeira parte deixa isso bem evidente: você é um pesquisador novato que precisa de instrução. Apesar de Nuts contar com passagem de dias, o jogo faz questão de não deixar o jogador ansioso, logo no início Nina diz com sua doce voz: “não tenha pressa, faça no seu tempo”. Em um mesmo objetivo, há três formas de se situar do que deve ser feito: o registro do diário, uma folha impressa com as descrições do que a Nina demanda, e caso você envie uma foto errada por fax, ela repete mais uma vez o que deve ser feito.
Nuts possui um tempo certo de campanha para que essa observação de esquilos não se torne maçante, o jogo também sabe em alguns momentos subverter sua lógica para não deixar o jogador automatizado no seu comportamento. Apesar de seu visual abstrato, é uma conexão com a natureza, de como nós podemos nos intrigar com a imprevisibilidade da vida animal, e, a partir disso, aprender com seu comportamento.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm