Desenvolvido por Thiago Oliveira, do Wired Dream Studios, Red Ronin é um game que mistura ação rápida e estratégia, resultando em uma espécie de xadrez sanguinário de alto impacto. Nele, assumimos o papel de uma assassina que, contando somente com sua katana (ao menos a princípio), parte em busca de vingança em uma história repleta de mistérios.
Toda a ação acontece em cenários divididos por quadrados, que oferecem ao jogador a possibilidade de se movimentar em um entre quatro sentidos. Assim que uma direção é escolhida, você segue por ela até encontrar um obstáculo — uma parede ou um vaso, por exemplo — e mata todos os inimigos que estiverem pelo percurso.
É fácil aprender essas regras básicas e aplicá-las de maneira eficiente. Muito disso graças às fases introdutórias que, aos poucos, vão mostrando novas possibilidades de movimentação e pedindo que o jogador siga padrões pré-determinados para conseguir a vitória. Os inimigos possuem uma inteligência artificial rudimentar, entrando em ação em resposta a seus movimentos de forma previsível, mas não menos letal.
O que torna Red Ronin mais interessante e traz um diferencial ao jogo são os power-ups oferecidos em cada fase. A princípio, o jogador ganha a possibilidade de congelar os movimentos dos oponentes por um turno — o que pode parecer pouco, mas é essencial para evitar golpes mortais dos quais não há como escapar de outra maneira.
Logo depois, desbloqueamos uma espécie de seta que permite fazer desvios em meio à movimentação do personagem. Essa solução traz a possibilidade de trabalhar de forma mais estratégica, sendo traçando um caminho que foge de armadilhas ou que coloca todos os inimigos do cenário em sua mira dentro de um único turno.
Tudo isso surge somente durante o primeiro capítulo do game e, quanto mais você progride, mais power-ups e oportunidades de usar os movimentos básicos de forma mais complexa surgem. O melhor de tudo é que, apesar de ser extremamente tático, Red Ronin em nenhum momento se torna uma experiência lenta.
A partir do momento em que você aprender os elementos básicos de movimentação, ataque e power ups, se torna bastante fácil “ler” o jogo e se movimentar de forma confiante pelas fases. E, mesmo quando as coisas não “clicam” logo de cara e você morre, os carregamentos rápidos garantem que você volta ao início das fases (que duram, no máximo, poucos minutos) pronto para tentar uma tática diferente.
Ainda não terminei Red Ronin, tampouco dei a atenção que ele merece (Persona 5 Strikers tem dominado qualquer tempo livre disponível), mas o pouco que joguei até agora me surpreendeu. Méritos totais para Thiago Oliveira e a equipe da Wired Dream Studios que, com um conceito simples bem aplicado, conseguiu criar um jogo realmente intrigante.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm