Análise: Puyo Puyo Tetris - Neo Fusion
Análise
Puyo Puyo Tetris
23 de outubro de 2017
A cópia de review foi fornecida pela Sega.

Tetris é um dos vídeo games mais reconhecíveis e importantes da história, e praticamente todos os consoles já lançados receberam alguma versão do jogo. Seja através de um Game Boy, um 999-em-1 da feira ou um PlayStation, quase todo mundo já teve contato com os tijolinhos russos. Em seus primeiros meses, o Switch teve a sorte de receber Puyo Puyo Tetris, uma mescla do clássico com Puyo Puyo (ou Puyo Pop), outro jogo de puzzle menos conhecido no ocidente.

Bons separados, melhores juntos

Ambos jogos contam com premissas simples: em Tetris, encaixamos Tetriminos para completar linhas horizontais; em Puyo Puyo, devemos reunir grupos de três ou mais Puyos da mesma cor para estourá-los. Ambos também contam com surpreendente profundidade, exigindo que o jogador pense vários passos à frente para executar poderosos combos.

Jogadores familiares com qualquer um dos jogos se sentirão perfeitamente confortáveis jogando os modos nos quais se joga apenas um deles. A parte mais interessante deste crossover, no entanto, são os modos que integram Tetris e Puyo Puyo nas mesmas partidas, que pode ser feito de três formas. No modo Versus, cada jogador escolhe um dos dois jogos e competem entre si. No modo Swap, o jogo alterna entre Tetris e Puyo Puyo a cada 25 segundos. E, no modo Fusion, o mesmo “tabuleiro” pode conter Puyos e Tetriminos simultaneamente.

Cada um desses modos exige estratégias específicas. Em uma partida Versus entre Tetris e Puyo Puyo, por exemplo, as formas como os combos de um jogador pune o outro variam. Em Tetris, é útil completar quatro linhas de uma vez (a jogada chamada tetris) ou fazer uma longa sequência de uma ou duas linhas por jogada. Em Puyo Puyo, o jogador passa bastante tempo arranjando Puyos para poder fazer um único combo em uma jogada. Tetris pune o oponente com mais frequência, mas um bom combo de Puyo Puyo pode ser devastador.

O modo Swap faz os jogadores pensarem ativamente nessa diferença. Aqueles que são mais proficientes em um jogo do que outro precisam sobreviver por 25 segundos para tentar virar o jogo nos segundos seguintes. Combos feitos nos últimos segundos de cada jogo podem punir o oponente após a troca, adicionando outro nível de complexidade (por exemplo, se eu fizer um tetris logo antes de trocar para Puyo Puyo, a punição do meu oponente será recebida quando Puyo Puyo começar).

Já Fusion é uma criatura complexa. Pensar em fechar linhas de Tetriminos e grupos de Puyos ao mesmo tempo é uma tarefa exigente, e acredito que poucos jogadores terão tempo e paciência para entender todo o nuance por trás do modo. Nós, meros mortais, podemos nos divertir com as bizarrices que podem acontecer durante uma partida, mas dificilmente levaremos uma partida dessas a sério.

Para novatos e veteranos

Para aqueles que desejam se aprofundar no modo Fusion, ou outros modos do jogo, é recomendável conferir o canal do YouTube da Sega, que contém diversos vídeo-tutoriais de Puyo Puyo Tetris. Esses vídeos, na verdade, são tão úteis para novatos e veteranos que, ao meu ver, deveriam ter sido incluídos no jogo. O jogo contém um “modo escola”, feito para introduzir os dois jogos a iniciantes, mas nunca chega ao nível de detalhes que encontramos nos vídeos.

Puyo Puyo Tetris conta também com um modo história — uma campanha acompanhando as desventuras de personagens clássicos de Puyo Puyo com personagens originais criados para representar Tetris. Como em uma premissa de anime, qualquer complicação desse mundo é resolvida com partidas de Puyo Puyo e/ou Tetris. É uma história básica, com dublagem e humor que nem sempre acertam o tom, mas serve para os jogadores solitários terem mais o que fazer com o título.

Naturalmente, a maior diversão de Puyo Puyo Tetris é com os amigos. Graças à portabilidade e flexibilidade do Switch, é muito fácil arranjar partidas em qualquer lugar. Jogar com os Joy-Cons individuais não funciona muito bem (eu, pelo menos, não curto jogos assim com um analógicos) mas, como sempre, quebra o galho. Um pouco surpreendentemente, o melhor controle para o jogo é o par de Joy-Cons, separados ou unidos pelo grip. O direcional separado em quatro botões acaba sendo incrivelmente preciso para este jogo, pois evita toques acidentais para cima ou para baixo quando apertamos para os lados.

Diversão em um pacote caro

Como parece ser a norma com jogos de Switch atualmente, Puyo Puyo Tetris é um pouco caro demais. Por 40 dólares na eShop americana, torna-se um jogo difícil de recomendar. Por sorte, há uma demonstração incrivelmente robusta disponível gratuitamente, que permite multiplayer local nos modos Versus e Swap. Perde-se grande parte dos modos alternativos e é necessário navegar nos menus a cada partida, mas serve muito bem para conhecer o jogo e se divertir com os amigos.

O preço deve diminuir com o tempo, e o que permanece é uma versão sólida de Tetris e de Puyo Puyo, incluindo modos razoavelmente inovadores integrando ambos. Para fãs das séries ou do gênero, é uma ótima pedida que com certeza continuará sendo jogada por anos.

Leia também

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm