Quando Streets of Rage 4 saiu em abril de 2020, ele trazia praticamente tudo o que os fãs da série antiga poderiam querer. Com gráficos e animações atualizadas, o game conseguiu manter o espírito dos clássicos ao mesmo tempo em que adicionou novos desafios. Entre seus destaques está um excelente sistema de combos, que consegue misturar acessibilidade com belos desafios de aprendizado.
Em 2021, é hora do game ficar ainda melhor com a chegada do DLC Mr. X Nightmare. Adicionando novos personagens, novas ferramentas de aprendizado e desafios de sobrevivência, ele é a “cereja do bolo” para uma aventura-base que já era bastante sólida. Enquanto o modo história não sofre nenhuma mudança, a presença de três novos personagens, todos eles chefes da aventura original, já muda bastante coisa.
Max é uma figura que surge de jogos anteriores e traz ataques com curso alcance, mas bastante dano. Estel surge como uma opção mais versátil e com golpes especiais que conseguem prender um adversário no chão durante certo tempo. No entanto, minha adição favorita foi Shiva: apesar de não poder usar itens, ele traz combos aéreos bem interessantes e um poder especial que garante um breve teletransporte — algo bem útil para se aproximar de um inimigo ou escapar de uma ameaça.
Aprender como usar os novos — e também os antigos — personagens se tornou uma tarefa mais fácil graças ao tutorial aprimorado que o DLC traz a Streets of Rage 4. Funcionando de forma semelhante a um jogo de luta, ele ensina desde princípios práticos — como bater e agarrar inimigos —, até como cancelar comandos e fazer os combos de cada personagem.
O resultado é um sistema que, embora ainda deixe muito espaço para a aprendizagem própria, permite entender melhor os personagens antes de usá-los nos demais modos. Mesmo que você já tenha jogado o game anteriormente, vale a pena gastar alguns minutos no treinamento: os aprendizados contidos neles podem surpreender e ajudá-lo a encontrar novos meios de encarar desafios.
O tutorial é bastante completo e permite focar somente no personagem de sua preferência, embora alguns conceitos explicados funcionem de forma universal. Se tenho algo a reclamar sobre ele é que senti falta de algo que mostrasse o resultado da execução sugerida na tela — o que, ao meu ver, ajudaria a perceber melhores intervalos de tempo entre comandos e qual é o resultado final que deve ser almejado pelo jogador.
A principal adição que Mr. X Nightmare traz a Streets of Rage 4 tem um nome que pode até ser enganador: o modo Sobrevivência. No entanto, não pense que ele traz somente uma série de arenas que emulam o desafio da aventura principal — o que temos aqui é quase um “roguelike” incorporado à estrutura do jogo principal.
Enquanto realmente traz uma série de arenas às quais você precisa sobreviver com apenas uma barra de vida, o modo vai além disso. A cada nível que o jogador conquista, surge a opção de escolher uma melhoria que vai ser aplicada permanentemente ao personagem (isso é, até ele ser derrotado).
Isso significa que, depois de algumas fases, você pode estar no controle de uma versão de Axel que tem pulo duplo, ataque especial com dano de veneno e uma maior resistência a ataques. Enquanto muitos upgrades são diretos, outros trazem trocas interessantes: você gostaria de ter mais poder de ataque e movimentação mais rápida, mas perder a capacidade de pular? A resposta depende do seu estilo de jogo e do quanto você está disposto a ceder para conseguir uma vantagem específica.
Além da variedade de desafios e recompensas, o modo Sobrevivência traz outro atrativo: desbloquear novos golpes para os personagens. Assim como no modo História, em que sua pontuação destrava novos heróis, aqui ela é determinante para a quantidade de golpes que vão ser desbloqueados para o personagem que foi utilizado.
Esses golpes efetivamente substituem aqueles que você usa como padrão (algo que pode ser ajustado livremente pelo jogador) e garantem ainda mais possibilidades. Se você sente que já domina a maneira como um personagem funciona, os movimentos inéditos criados pelos desenvolvedores podem fazer com que você repense isso — e encontre ainda mais possibilidades legais no processo.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm