Trimestralmente, a Nintendo divulga suas informações financeiras para seus investidores, assim como qualquer empresa no mercado de ações. Essas informações são disponíveis publicamente no site de relações com investidores da empresa, e podem nos dar boas dicas do estado atual da empresa e sobre quais podem ser seus próximos passos.
Como nós do Fusion adoramos esses detalhezinhos da indústria de videogames, vamos sempre publicar um texto resumindo e apontando as principais informações derivadas desses relatórios. O relatório mais recente foi publicado em 30 de outubro de 2017 e refere-se ao período entre abril e setembro de 2017. Anos fiscais, que ditam o calendário desses relatórios, começam em abril e terminam em março.
Vamos primeiro comentar um pouco sobre o Nintendo 3DS. No semestre de abril a setembro de 2017, o portátil vendeu 2,86 milhões de unidades, auxiliadas pelos sucessos moderados de Fire Emblem Echoes: Shadows of Valentia e Metroid: Samus Returns. No entanto, nenhum jogo de 3DS está listado como tendo vendido mais de um milhão de unidades no período. As vendas de software para 3DS caíram 28% comparado ao ano passado.
Já o Nintendo Switch conta com quatro títulos de sucesso: The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Mario Kart 8 Deluxe, Splatoon 2 e ARMS. A tabela abaixo mostra o número de vendas de cada título, no período de abril a setembro e no total. Todos os números são em milhões de unidades.
Título | Vendas período |
Vendas total |
The Legend of Zelda: Breath of the Wild |
1,93 | 4,70 |
Mario Kart 8 Deluxe | 4,42 | 4,42 |
Splatoon 2 | 3,61 | 3,61 |
ARMS | 1,35 | 1,35 |
Breath of the Wild segue como título mais vendido do Nintendo Switch, e seu volume de vendas ultrapassa 6 milhões de unidades ao contar a versão de Wii U. Mario Kart 8 Deluxe, que foi lançado quase dois meses depois, está em um segundo lugar próximo. A Nintendo observa também que esse semestre foi o período com a maior renda oriunda de títulos digitais, 55% a mais do que no ano passado, graças ao sucesso da eShop do Switch. É interessante observar aqui que diversos desenvolvedores independentes relatam ter vendas mais fortes no Switch do que em outras plataformas, colaborando para esse número1.
Apesar de não ser incluído neste relatório, que vai até setembro, a Nintendo já anunciou que Super Mario Odyssey ultrapassou 2 milhões de vendas no primeiro fim de semana, imediatamente colocando-o na lista de jogos mais vendidos do console.
Outros sucessos do período incluem o Super NES Classic Edition, cujo número exato de vendas não foi divulgado, e os jogos mobile Super Mario Run e Fire Emblem Heroes. O rendimento de jogos mobile aumentou 426% comparado ao mesmo período do ano passado, no qual a Nintendo contava apenas com Miitomo.
É interessante notar que Fire Emblem Heroes é o maior sucesso mobile da Nintendo, apesar da empresa não divulgar números exatos de cada um. Sabemos que Super Mario Run ultrapassou 200 milhões de downloads, e que o total de Fire Emblem é abaixo disso. No entanto, gráficos divulgados pela empresa demonstram uma queda no número de usuários muito mais acentuada em Mario do que em Fire Emblem, indicando que o segundo tem um público mais fiel. Isso é corroborado pelos próprios estilos de jogo, já que Fire Emblem tem mais eventos que instigam sessões diárias do que Mario.
A Nintendo diz que Super Mario Run não atingiu o lucro esperado, enquanto Fire Emblem Heroes está prestes a atingir suas expectativas. Isso implica que os próximos jogos mobile da Nintendo devem empregar estratégias de monetização mais convencionais do mercado (como já vimos em Animal Crossing: Pocket Camp).
As vendas de hardware do Switch atualmente são um ponto bastante interessante. Com um lançamento forte e jogos importantes saindo com relativa frequência, os números têm sido sólidos ao longo do ano. O Switch vendeu 4,89 milhões de unidades ao longo do semestre, trazendo o total a 7,63 milhões. Também foram vendidos 22 milhões de jogos para o sistema.
É interessante observar as expectativas de vendas da Nintendo. Próximo ao lançamento do console, a estimativa de vendas era de 2 milhões no primeiro mês e 8 milhões no ano fiscal atual (até março de 2018).
Menos de um mês depois do lançamento do console, esses valores mudaram. O Wall Street Journal noticiou em 17 de março que a previsão de produção de Switches havia sido dobrada para atingir cerca de 16 milhões2. No próximo relatório fiscal da Nintendo, descobrimos que o Switch vendeu 2,7 milhões de unidades no primeiro mês e as expectativas de vendas para o ano fiscal haviam sido alteradas para 10 milhões de unidades para o ano fiscal.
No relatório desta semana, a previsão de vendas foi alterada novamente para 14 milhões de unidades para o ano fiscal. Se esse número for atingido, o total de Switches vendidos será de 16,7 milhões até o final de março de 2018. Um número ambicioso, considerando que o Wii U chegou a apenas 13,5 milhões em toda sua vida.
No entanto, as vendas do Switch até agora indicam que esse número pode ser de fato atingido. É importante notar que o primeiro natal do console está prestes a acontecer, e esta é a época do ano com o maior volume de vendas de videogames em geral.
Como efeito de comparação, usei dados da Nintendo e da Sony para montar gráficos comparando as vendas cumulativas do primeiro ano do Switch com os do PS4, Wii U, 3DS e Wii. Usei dados do ano fiscal no qual o console foi lançado e no seguinte. No primeiro gráfico, os trimestres são alinhados de acordo com os meses reais; no segundo, são alinhados de acordo com o lançamento do console.
Podemos ver que o Wii e o PS4 ainda reinam no volume de vendas, e que o Switch encontra-se atualmente comparável ao 3DS (que sofreu um corte de preço que causou o pico de vendas entre outubro e dezembro de 2011). Também é importante observar que Wii, Wii U e PS4 foram lançados em novembro, dando a eles um lançamento forte de natal. Com o final de 2017 chegando, é bem possível que o Switch alcance e até supere as vendas do 3DS, aproximando-se do Wii e do PS4.
A Nintendo também revelou alguns dados demográficos interessantes. Em primeiro lugar, foi revelado que cerca de 50% dos jogadores de Switch usam o console tanto em modo TV quanto em modo portátil ou mesa. Cerca de 20% deles preferem o modo TV, e 30% preferem o modo portátil ou mesa.
Também ficamos sabendo de dados de idade e gênero dos jogadores nos EUA. A maior parte dos jogadores tem entre 25 e 34 anos, representando 43% do total. Já 86% dos jogadores são do gênero masculino, representando uma desigualdade notável e importante para o sistema. Pode ser que a Nintendo busque com mais intensidade o público feminino no futuro.
Outro dado interessante é que o número de consoles usados semanalmente quase sempre subiu; no gráfico divulgado pela Nintendo, as únicas quedas notáveis foram logo antes dos lançamentos de Mario Kart 8 Deluxe e de ARMS, indicando que os jogadores já estavam satisfeitos com o que havia disponível no console.
Após anos de relatórios financeiros com vendas insatisfatórias do Wii U, é interessante ver um tão positivo em relação à atualidade e ao futuro do Switch. É evidente que o console tem sido um enorme sucesso este ano, e pode muito bem ser um dos eletrônicos mais vendidos deste final de ano. Resta apenas saber se ele irá atingir ou até mesmo superar as expectativas da Nintendo.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm