Relato: Resident Evil e a visão de um iniciante no universo sombrio - Neo Fusion
Relato
Resident Evil
e a visão de um iniciante no universo sombrio
15 de setembro de 2021

Sim, eu joguei Resident Evil pela primeira vez em 2021. Na verdade, esse é um de diversos títulos bem populares que eu não havia experimentado até então. Enquanto a infância e adolescência de muitos era recheada das aventuras de Jill, Claire, Leon e mais, a minha era guiada por outros vieses. Mas, como o dito popular, melhor atrasado do que nunca. 

Apenas como um contexto, este é o início de uma série de textos de minha autoria no Neo Fusion em que eu dou minha visão acerca dos jogos da saga pós-apocalíptica. Particularmente, apesar de saber algum ou outro plot de narrativa, estou bem ansioso para sentir a experiência completa com os cenários que conquistaram uma legião de fãs fiéis.

Minha ideia foi começar pelo início — nada mais justo. Resident Evil foi um dos jogos que teve um remake seguido de uma remasterização, o que trouxe uma melhoria gráfica, mas manteve a essência do original. A trama tem como cenário umaa região próxima a Raccoon City chamada Arklay Mountains, que está assolada por crimes hediondos. Uma equipe de polícia nomeada S.T.A.R.S. sai em busca de respostas para conter a ameaça e acaba isolada em uma mansão sombria.

Resident Evil

Para investigar os segredos dos acontecimentos bizarros, o jogador pode escolher controlar Jill Valentine ou Chris Redfield. Minha escolha foi a Jill e a partir daí que minhas descobertas começaram. Vou dizer que, de primeira, me surpreendi com o enredo. Genuinamente, achei a construção da história boa e a sequência de fatos instigante.

Achei interessante a interação da protagonista com os coadjuvantes e como as ações de quebra-cabeças no cenário eram estrategicamente bem posicionadas. Claro que em momentos questionei como Jill não questionou atitudes duvidosas, mas eu relevei pelo bem do entretenimento (adoro ela).

Resident Evil

Como espectador, uma das características mais marcantes desse primeiro volume para mim era a câmera fixa, um toque bem distinguível de outros títulos mais modernos que sempre me chamou a atenção. Depois que testei de verdade, vou dizer que gosto o mesmo tanto que desgosto. Embora seja esteticamente icônico, vejo que o direcionamento e o campo de visão acabam por atrapalhar em alguns momentos. 

Mas um ponto que acho vital é disposição de itens para progressão da história. Tudo é muito não intuitivo e, várias vezes, me peguei encucado com algumas partes. Imagino que eu teria sofrido mais se tivesse jogado quando mais novo. Sei que a versão que experimentei já é uma remasterização de uma obra refeita do jogo de 1996, mas eu gostaria de ver um remake como o Resident Evil 2. Acredito que isso traria mais à mesa suas grandes qualidades.

Resident Evil

Fora as questões pontuais, penso que, como um título antigo, ele é muito inteligente e soube criar um universo bem cativante. Entendo como ele é considerado um dos melhores jogos da franquia por uma parcela dos fãs e, como um thriller, ele ditou a criação e a popularização do gênero que se tornaria muito querido nos anos seguintes.

Muito animado para os próximos capítulos da saga e com o que vou enfrentar nas narrativas. Já comecei Resident Evil 2 e tenho altas expectativas. Espero trazer mais impressões em breve não só neste local, mas também com animadores do jogo na vasta internet. Me desejem sorte!

Leia também

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm