Relato: Sonic Colors: Ultimate é velocidade sem aceleração, um paradoxo físico - Neo Fusion
Relato
Sonic Colors: Ultimate
é velocidade sem aceleração, um paradoxo físico
13 de setembro de 2021
Cópia digital da versão de PS4 cedida pela Sega.

Existem fotos minhas que, honestamente, espero nunca aparecerem na internet. Uma delas sou eu, com 12 anos de idade, usando uma camisa com a arte de capa de Sonic Adventure. Conforme mais penso em minha trajetória até ter 25 anos e estar escrevendo como profissão, eu sempre vejo minha participação na comunidade de Sonic e meu amor pelo ouriço como uma parte importante da minha constituição.

O último título do mascote rápido da Sega que joguei, Sonic Mania, foi lançado no período que eu estava no ápice de minha depressão. Para causar polêmica em grupos de amigos, costumo dizer que “Mania é O JOGO MAIS PICA de 2017”. A simplicidade e engenhosidade dele fizeram reacender um amor dormente por esse símbolo furry dentro de mim.

Há pouco mais de uma semana, quando recebi a chave de Sonic Colors: Ultimate, estava muito animado. Pensava seriamente que seria “mais um jogo incrível”, já que era o título 3D do relâmpago azul mais bem visto pela mídia. Depois de terminar sua campanha e pegar cerca de 50% dos colecionáveis, eu tenho a seguinte opinião sobre ele: Sonic não funciona em 3D.

Colors é um jogo competente, não me entenda errado. Ele é rápido, tem level design interessante, os temas das fases são curiosos e divertidos. O problema dele (que percebi após pesquisar e rejogar alguns outros jogos 3D da série), é algo geral, e está em ser rápido.

A velocidade de Sonic nunca foi algo como um jogo de ação extremamente intenso, como um Vanquish, onde o protagonista corre já a 50 km/h. A rapidez do mascote é Sega é muito mais como a de um carro, onde ele vai acelerando até chegar em sua velocidade máxima. Nos jogos 2D, em especial em Sonic Mania, aprender as fases e as rotas com menos obstáculos é o objetivo principal para que você aproveite o jogo como um loop intenso, uma corrida. Quanto melhor no jogo, quanto mais adaptado às fases, que são quase como pistas, menos interrupções e menos pular de plataforma em plataforma você terá. É uma sensação única e engenhosa, capaz de realmente fazer um rival para Mario. 

Nas versões 3D, em especial em Sonic Colors, não existe aceleração. Em pouco mais de 2 segundos, o personagem já está em sua velocidade máxima, correndo pela fase. Partes de plataforma aparecem e irritam já que, como ele sempre está no máximo de sua velocidade, dificulta ainda mais os controles. As freadas são estranhas. Os obstáculos são construídos pensando no processo de aceleração que não está presente aqui. É complicado.

Mesmo que a nova versão do jogo ainda apresente uma melhor adaptação nesse ponto, com os poderes de Wisp que você vai liberando possibilitando você passar fases de maneira bem mais simples ou confortável, o fato é que o grosso do jogo é sem eles. E sem eles, temos algo que não funciona tão bem em três dimensões.

Eu fico realmente pensando se a solução pros jogos 3D do Sonic seriam só um processo de aceleração maior. Talvez eu mesmo ainda esteja passando uma espécie de pano pra franquia, falando que é o único detalhe ruim deles. Mas eu sou um fã que enxerga as qualidades dos jogos 2D como algumas das coisas mais incríveis já feitas em videogames. Ver a franquia cambaleando nos títulos 3D dói. E dói mais ainda em mim pensar que Sonic Colors: Ultimate, embora um bom jogo, não chega nem perto de ser algo marcante ou excelente justamente pelos comentários acima. Deus, eu vou rejogar Sonic Mania hoje.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm