Síntese: Metal Slug 1st & 2nd Mission: Double Pack - Neo Fusion

Metal Slug 1st & 2nd Mission: Double Pack

29 de setembro de 2021
Cópia digital da versão de Switch cedida pela SNK via TheoGames.

A empresa SNK, em meio a confusões ao entender seus rumos na última década, buscou trazer sua biblioteca de experiências do passado para a atualidade. Isso se estende para o seu último console lançado em 1999, o Neo Geo Pocket Color, o qual foi descontinuado em 2001. Dentre seus 82 jogos lançados, dois são da franquia Metal Slug, o 1st & 2nd Mission. Como um pacote em conjunto, eles voltaram em 2021 para o Nintendo Switch, a tela simula o visual do Neo Geo Pocket Color com os jogos rodando nele, a imagem leva em conta tanto o material de LCD do display, quanto a resolução original.

Por ser lançado a um console portátil, 1st & 2nd Mission apresentam visuais simplificados comparados aos rebuscados pixel art que destacaram a série Metal Slug na época, em seus jogos principais. O 2nd Mission consegue se aproximar um pouco mais no detalhamento dos cenários, inclusive, em emular alguns momentos dos títulos principais, como apresentar uma versão mais simples de batalhas contra chefes.

Tela de jogo: 1st Mission (esquerda) 2nd Mission (direita).

O grande diferencial desses dois jogos é a progressão. Ao invés de seguir o esquema de fases em sequência, 1st & 2nd Mission apresentam seus enredos, um mapa do local que o personagem executa sua missão, onde há pontos que são fases, elas duram menor tempo comparadas aos títulos principais da série. No segundo jogo, em especial, o jogador pode escolher dentre dois personagens, um homem e uma mulher, que têm enredos diferentes, interconectados na trama geral. Nos dois títulos, as fases são menos lineares, algumas apresentam um ambiente externo e o jogador pode acessar locais internos. 1st & 2nd Mission varia de objetivo em cada fase, poucas vezes o jogador a finaliza após deter um chefe, boa parte tem a ver com resgatar um refém em específico.

Mapa de missões: 1st Mission (esquerda) 2nd Mission (direita).

O Neo Geo Pocket Color possui três botões de ação. As mecânicas básicas do jogador é pular e atirar, no A e B. O botão de “option” no 1st Mission serve de alterar as armas do personagem, a comum que possui tiro infinito passando para as granadas, que são contadas, assim como as que podem ser adquiridas ao longo da fase. No 2nd Mission, o botão “option” serve para lançar as granadas, enquanto as armas pegas no cenário substituem a principal, como ocorre nos jogos principais da série. Os sistemas de vida são mais flexíveis nesses títulos portáteis, pois o personagem não morre apenas com um dano. No primeiro, há uma barra de vida que esvazia de acordo com o tipo de dano e, no segundo, pontos representam a quantidade de vezes que o personagem se pode ser atingido, no máximo cinco. Caso o personagem morra, ele volta a um checkpoint próximo, gastando moedas que coletou ao longo da progressão.

Uma das características mais conhecidas da série Metal Slug é o uso de veículos. Os dois jogos do Neo Geo Pocket Color apresentam um elemento surpresa que diferencia esse elemento: quando eles são destruídos, o personagem vai a uma fase extra. Caso o jogador perca o tanque terrestre, o personagem é capturado, consistindo em uma fase da prisão onde não é possível usar armas de fogo e há apenas o uso da faca para abater de perto os inimigos. Perdendo o avião, o personagem precisa cair em segurança no chão com paraquedas, desviando de projéteis vindo abaixo. Essas duas dinâmicas ocorrem no 1st Mission, na sequência, elas mudam, acrescentando o submarino em fases debaixo d’água.

Gameplay de veículos: 1st Mission (esquerda) 2nd Mission (direita).

Esses dois jogos se encaixam com um modelo de progressão num console portátil, por ser possível uma divisão em sessões curtas de jogatina, comparado ao arcade que é algo contínuo e linear. 1st & 2nd Mission são meio arbitrários em relação a sequência de missões e o fato de o jogador poder finalizar sem completar todas cria uma sensação de não saber a real extensão do jogo, sobretudo para quem cria uma expectativa de que a progressão seja igual aos Metal Slug principais. Isso se soma ao fator surpresa que são as fases extras após perder os veículos.

É louvável o esforço em preservar jogos do Neo Geo Pocket Color, que tal como os outros consoles portáteis de sua época, ficou à sombra do Game Boy da Nintendo e se manteve apenas 2 anos no mercado. Nesse sentido, Metal Slug 1st & 2nd Mission atende a curiosidade de ver como que se adaptou a experiência de um Metal Slug para um console portátil e como se dá esse esquema diferente de progressão. No entanto, a relevância dos jogos se estende apenas a esse fator, além da nostalgia de quem os conheceu na infância e quer reviver a experiência. Para quem não conhece e visa iniciar a franquia Metal Slug, a melhor recomendação é jogar os títulos principais, pois neles se concentra as qualidades tanto de gameplay quanto de visual, fatores que os tornam relevantes até hoje, dentro de seu gênero.

Batalha contra chefe: 1st Mission (esquerda) 2nd Mission (direita).

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm