Enquanto estava na Motion Twin, Sebastien Benard ganhou fama por seu trabalho como designer e principal desenvolvedor de Dead Cells, jogo que rapidamente virou um “queridinho indie” graças à sua fórmula viciante que mistura tentativa, erro e avanço constante. Agora no comando da Deepnight Games, ele volta ao universo dos games com uma produção menos ambiciosa, mas igualmente competente no que oferece.
Em Nuclear Blaze, o jogador assume o papel de um bombeiro chamado para ajudar com um incêndio em uma instalação aparentemente comum. Conforme ele se embrenha por dentro da estrutura, descobre que o local e as causas do fogo não são tão comuns assim, escondendo alguns segredos bastante perigosos para toda a humanidade.
Enquanto a sinopse pode dar a entender que estamos falando de um jogo de suspense, isso não poderia estar mais longe da realidade. Nuclear Blaze é um jogo totalmente focado no gameplay, desafiando o jogador a manejar um inventário limitado de água para apagar as chamas que se espalham a seu redor.
A tarefa inicialmente é bastante simples: basta direcionar sua mangueira para o ponto certo, ativar a válvula e prosseguir. Logo você descobre que, embora existam plataformas a pular, esses trechos não são punitivos — não há dano de queda, e você só vai se machucar se cair em meio às chamas — mas uma providencial armadura consumível pode te livrar de um ou outro erro.
No entanto, conforme você progride, vai notando que as coisas não são tão simples assim: tetos que desmoronam, chamas que se espalham mais rapidamente e portas que exigem cartões de acesso são obstáculos que surgem pelo caminho. Acompanhando os novos obstáculos, você também vai adquirindo uma série de habilidades que ajudam a tornar seu personagem mais competente: tanques de água com maior capacidade e a opção de usar equipamentos enquanto sobe ou desce uma escada são algumas das vantagens que aguardam por você.
Algo que se destaca em Nuclear Blaze é o quanto o jogo possui uma dificuldade equilibrada, que oferece uma série de ajustes que ajudam cada jogador ou jogadora a encontrar o ponto que torna sua experiência mais divertida e recompensadora. Você pode ajustar a quantidade de armaduras disponíveis no começo de cada fase, a velocidade de espalhamento do fogo, entre outros detalhes que abarcam os mais ou os menos experientes. Há até mesmo um modo feito especialmente para crianças de 3 anos de idade — no qual o resgate de gatos é a prioridade.
Apesar das opções disponíveis, ouso dizer que o grau de desafio básico é realmente o mais adequado para a maioria dos jogadores e vai render poucos momentos frustrantes. Quando eles acontecem, o jogador é levado rapidamente ao ponto de entrada da fase. Se isso pode ser um pouco frustrante quando você falha perto de terminar sua missão, na prática não há muita perda: cada estágio do game funciona como um puzzle e, ao saber a solução para ele, é possível reproduzi-la de maneira bastante veloz.
E talvez essa seja minha principal frustração com Nuclear Blaze: ele é um jogo curto e que não inspira muitas jogadas novas. E essa reclamação parte de um ponto de grande satisfação com o jogo — ele é tão divertido e envolvente que parece uma pena que tudo acabe tão rápido (cheguei aos créditos com somente 90 minutos de gameplay).
Para quem deseja expandir a experiência, há como brincar com níveis de dificuldade mais intensos e a procura pelos gatos perdidos no complexo incendiado — missão que esconde um segredo na tela final da aventura. Felizmente, o valor cobrado pelo game em sua versão Steam é condizente com a duração e prazer proporcionados pelo game: R$ 20,69, em seu preço cheio.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm