Análise: Nuclear Blaze - Neo Fusion
Análise
Nuclear Blaze
27 de outubro de 2021
Cópia digital da versão de PC cedida pela Deepnight Games.

Enquanto estava na Motion Twin, Sebastien Benard ganhou fama por seu trabalho como designer e principal desenvolvedor de Dead Cells, jogo que rapidamente virou um “queridinho indie” graças à sua fórmula viciante que mistura tentativa, erro e avanço constante. Agora no comando da Deepnight Games, ele volta ao universo dos games com uma produção menos ambiciosa, mas igualmente competente no que oferece.

Em Nuclear Blaze, o jogador assume o papel de um bombeiro chamado para ajudar com um incêndio em uma instalação aparentemente comum. Conforme ele se embrenha por dentro da estrutura, descobre que o local e as causas do fogo não são tão comuns assim, escondendo alguns segredos bastante perigosos para toda a humanidade.

Enquanto a sinopse pode dar a entender que estamos falando de um jogo de suspense, isso não poderia estar mais longe da realidade. Nuclear Blaze é um jogo totalmente focado no gameplay, desafiando o jogador a manejar um inventário limitado de água para apagar as chamas que se espalham a seu redor.

A tarefa inicialmente é bastante simples: basta direcionar sua mangueira para o ponto certo, ativar a válvula e prosseguir. Logo você descobre que, embora existam plataformas a pular, esses trechos não são punitivos — não há dano de queda, e você só vai se machucar se cair em meio às chamas — mas uma providencial armadura consumível pode te livrar de um ou outro erro.

Nuclear Blaze

No entanto, conforme você progride, vai notando que as coisas não são tão simples assim: tetos que desmoronam, chamas que se espalham mais rapidamente e portas que exigem cartões de acesso são obstáculos que surgem pelo caminho. Acompanhando os novos obstáculos, você também vai adquirindo uma série de habilidades que ajudam a tornar seu personagem mais competente: tanques de água com maior capacidade e a opção de usar equipamentos enquanto sobe ou desce uma escada são algumas das vantagens que aguardam por você.

Dificuldade na medida certa

Algo que se destaca em Nuclear Blaze é o quanto o jogo possui uma dificuldade equilibrada, que oferece uma série de ajustes que ajudam cada jogador ou jogadora a encontrar o ponto que torna sua experiência mais divertida e recompensadora. Você pode ajustar a quantidade de armaduras disponíveis no começo de cada fase, a velocidade de espalhamento do fogo, entre outros detalhes que abarcam os mais ou os menos experientes. Há até mesmo um modo feito especialmente para crianças de 3 anos de idade — no qual o resgate de gatos é a prioridade.

Nuclear Blaze

Apesar das opções disponíveis, ouso dizer que o grau de desafio básico é realmente o mais adequado para a maioria dos jogadores e vai render poucos momentos frustrantes. Quando eles acontecem, o jogador é levado rapidamente ao ponto de entrada da fase. Se isso pode ser um pouco frustrante quando você falha perto de terminar sua missão, na prática não há muita perda: cada estágio do game funciona como um puzzle e, ao saber a solução para ele, é possível reproduzi-la de maneira bastante veloz.

E talvez essa seja minha principal frustração com Nuclear Blaze: ele é um jogo curto e que não inspira muitas jogadas novas. E essa reclamação parte de um ponto de grande satisfação com o jogo — ele é tão divertido e envolvente que parece uma pena que tudo acabe tão rápido (cheguei aos créditos com somente 90 minutos de gameplay).

Nuclear Blaze

Para quem deseja expandir a experiência, há como brincar com níveis de dificuldade mais intensos e a procura pelos gatos perdidos no complexo incendiado — missão que esconde um segredo na tela final da aventura. Felizmente, o valor cobrado pelo game em sua versão Steam é condizente com a duração e prazer proporcionados pelo game: R$ 20,69, em seu preço cheio.

Nuclear Blaze é um game bastante diferente de Dead Cells, mas que carrega o mesmo DNA focado em um gameplay sólido que tem como base os controles responsivos e fáceis de dominar. Trazendo uma trama intrigante e uma série de desafios e recompensas que surgem em ritmo frequente, o título é daqueles que sabe muito bem quanto se deve durar, deixando aquele gostinho de quero mais após sua (infelizmente muito curta) duração.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm