Entre os dias 2 e 5 de novembro, ocorreu em Curitiba o Simpósio Brasileiro de Games, o maior evento acadêmico de jogos no Brasil. Eu estava lá representando o Nintendo Fusion e colaborando com a organização do evento na PUCPR.
Além dos artigos e pôsteres acadêmicos apresentados, houve também um espaço para diversos desenvolvedores brasileiros mostrarem seus jogos. Também conversei com alguns desenvolvedores; muitos deles têm interesse em trazer seus jogos ao Switch no futuro. Listarei aqui alguns dos destaques que conferi por lá.
Eu e Marcelo Burzi representamos a equipe Flux para exibir GUTS no evento. Este inusitado jogo de luta tem como objetivo desmembrar o oponente. Cada golpe carrega a barra GUTS, que quando cheia nos permite usar o GUTS Move e remover um braço ou perna do adversário. O jogo será lançado no dia 12 de novembro pelo Nuuvem por R$36,99 (use o código COTOCO para um desconto!), mas já conta com uma demonstração gratuita. Versões de PS4 e Xbox One serão lançadas em breve, e o diretor Paulo Luis Santos me disse que a equipe está em contato com a Nintendo para uma versão de Switch.
Também fui convidado para representar o primeiro jogo brasileiro lançado no Switch, Rocket Fist, da Bitten Toast Games. O jogo, que é competitivo para até quatro jogadores, tem influências notáveis de títulos como Bomberman e Towerfall com sua dinâmica e agilidade. Cada jogador controla uma bolinha colorida que deve coletar punhos e lançá-los contra seus oponentes para pontuar. Ele funciona apenas com um analógico e um botão, fazendo dele perfeito para jogar com Joy-Cons separados. Com um grupo de amigos, é divertidíssimo. Rocket Fist pode ser comprado no Steam ou na eShop.
O último jogo que representei por lá foi Dandara, outro jogo brasileiro já confirmado para o Switch. Este é um metroidvania com o diferencial de que a protagonista, batizada em homenagem à esposa de Zumbi dos Palmares, pula em paredes ao invés de andar. Além da estética incrível e de uma ótima trilha sonora, o jogo conta com diversas referências ao folclore brasileiro. Será lançado em dezembro no Steam e na eShop.
Este me chamou a atenção por causa do curioso controle disponível: um “arcade stick” com apenas três botões. Dois deles movem o personagem, um pausa o jogo. A simplicidade de comandos me fez entender o jogo em segundos, mas isso não fez dele um jogo fácil. Inspirado em VVVVVV e com uma pegada metroidvania, Necrosphere tem uma série de desafios conceitualmente simples mas bem executados que o tornam divertidíssimo de jogar. Não fui o único — o jogo foi escolhido como melhor do evento pelo público geral e pelos desenvolvedores. Você pode comprá-lo no Steam hoje por R$9,99 (também há uma demonstração), mas o criador Caio Lopez diz estar trabalhando em ports para Switch, PS4 e Xbox One.
Kaze é um throwback aos jogos de plataforma da geração 16-bits, assemelhando-se a uma mistura entre Sonic the Hedgehog e Donkey Kong Country. Controlamos um coelho por mundos coloridos e repletos de desafios. Confira mais no site oficial.
Este é um jogo multiplayer competitivo para dois jogadores. Em um layout sidescroller, ambos devem buscar controlar uma espada gigante e arremessá-la na estátua do oponente. É possível “matar” o oponente jogando a espada nele, mas isso é apenas uma distração temporária, não o objetivo. Os visuais de Yohh são marcantes ao empregar pixelart em escalas de cinza, e até ganhei um pôster do jogo após conhecê-lo. Também há interesse dos desenvolvedores de trazer o jogo para o Switch. Confira a página do jogo no Facebook.
Jogos em realidade virtual estão em alta entre desenvolvedores brasileiros e Lila’s Tale era um dos mais destacados do evento. Desenvolvido para o Gear VR da Samsung, este é um jogo de plataforma no qual a fase é em forma de cilindro e o jogador encontra-se no meio do cilindro. Guiamos Lila apenas com a luz de nosso olhar e completamos fases buscando chaves e elevadores para progredir. Confira o site da equipe.
Este jogo para iPad nos lembra dos clássicos autoramas, mini pistas de corrida para carrinhos que percorrem trilhos. Toda jogabilidade é controlada por um só botão — o acelerador — e é necessário otimizar sua velocidade para ganhar dos oponentes sem sair da pista. A simplicidade dos controles também torna possível jogar em até quatro jogadores em um só dispositivo.
Um jogo de puzzle no qual devemos guiar bolas de luz até alvos levando em consideração o ritmo de pulsação. Um ótimo jogo para tablets, e pode ser baixado de graça pelo itch.io.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm