Lançado originalmente para o Nintendo Switch há quase um ano, Monster Hunter Rise representou ao mesmo tempo um avanço quanto um resgate para a série. Ao mesmo tempo em que a Capcom continuou limando as “gorduras” que ficavam entre o jogador e as caçadas, a empresa deixou de lado alguns elementos de exploração e trouxe mapas mais contidos, respeitando as limitações do console híbrido.
O resultado foi essencialmente positivo — e você pode conferir nossas impressões completas na análise no Neo Fusion —, deixando muita gente chupando o dedo pela impossibilidade de conferir o jogo em outras plataformas. Enquanto não há sinais de que o PlayStation e o Xbox podem receber o título no momento, ele chegou oficialmente ao Steam no dia 12 de janeiro deste ano.
Quem decidiu esperar pelo lançamento não deve sair decepcionado: Monster Hunter Rise é um port de alta qualidade e que tira muito bem o proveito de hardwares mais potentes. Enquanto a experiência básica se mantém essencialmente a mesma do Switch, diversas melhorias técnicas garantem que ela se torna ainda mais prazerosa, apesar da perda de mobilidade.
Dado o bom desempenho que Monster Hunter Rise apresenta no Switch, era “mais do que obrigação” da Capcom fazê-lo rodar bem no PC. E, felizmente, a empresa cumpre a tarefa com louvor: assim como outros jogos baseados na RE Engine, o título tira bastante proveito de hardwares mais poderosos sem consumir uma quantidade exagerada de recursos.
Enquanto minha máquina não é exatamente modesta — um Core i9 combinado a um RTX 3080 e 32 GB de RAM —, sequer tive que usar 50% do poder dela para conseguir um desempenho estável a 120 quadros por segundo na resolução 1440p. Em hardwares mais modestos, o título consegue manter facilmente a resolução 1080p acima dos 60 quadros por segundo.
Os benefícios do desempenho aprimorado são sentidos imediatamente no gameplay: a maior taxa de quadros dá uma sensação maior de controle, algo essencial em um título tão focado no timing e no posicionamento. Da mesma forma, a presença de texturas e modelos mais detalhados ajuda a valorizar o trabalho da Capcom e a nos convencer que de estamos em um mundo habitado por criaturas quase mágicas.
No entanto, não dá para ignorar que estamos lidando com um jogo concebido originalmente para o Nintendo Switch. Mesmo que surjam em maior resolução, algumas texturas não conseguem disfarçar o fato de que os modelos — especialmente aqueles pertencentes aos cenários — são feitos com uma quantidade limitada de polígonos e parecem um tanto “quadrados”.
Isso faz com que, estranhamente, Monster Hunter Rise seja um jogo menor detalhado visualmente do que seu antecessor, Monster Hunter World, lançado em 2018. No entanto, isso não quer dizer que ele é feio — muito disso se deve ao belo trabalho artístico da série, que valoriza muito seu histórico anterior e consegue criar um mundo convincente e único.
Dá para dizer que existem duas experiências de Monster Hunter Rise: a solitária, na qual você lentamente aprende os hábitos de monstros e desvenda seus habitats, e a multiplayer, na qual a porradaria come solta e todos colaboram para matar monstros da forma mais eficiente e rápida o possível.
Confesso que, embora curta o ritmo mais lento e cadenciado das missões single player, é no multiplayer que realmente me diverti jogando o game. Mesmo quando você é “carregado” por outros jogadores, enfrentar criaturas de seu nível ainda traz uma bela dose de desafio, e é muito legal poder contar com as dicas de jogadores mais experientes sobre quais equipamentos usar e quais segredos os cenários escondem.
Nesse sentido, devo concordar com o amigo Erick, responsável pelo review original do game: Monster Hunter Rise pode ser bastante confuso, especialmente dado a quantidade imensa de opções que oferece logo de cara. Assim, é sempre bom contar com a ajuda de amigos para entender como usar melhor os cabinsetos ou para decidir qual arma se adapta melhor a seu estilo de jogo — ou simplesmente é inusitada demais para que você a deixe de lado.
Mas não se engane: mesmo contando com a ajuda de alguém mais experiente, será preciso fazer bastante leitura externa para aprender tudo do jogo — ou estar disposto a navegar por menus que nem sempre são muito claros em suas funções. Se você é daqueles que gosta de saber a build ideal para cada classe, aprender cada detalhe sobre uma armadura ou qual a fraqueza de cada monstro, a boa notícia é que a comunidade de fãs já compilou guias bastante detalhados sobre cada um desses assuntos.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm