Análise: Shadow Warrior 3 - Neo Fusion
Análise
Shadow Warrior 3
28 de fevereiro de 2022
Código da versão de PC do jogo fornecido pela Devolver Digital

Shadow Warrior 3 é, provavelmente, o game mais satisfatório que joguei até agora em 2022. Desenvolvido pela Flying Wild Hog, o game parece ter sido desenvolvido com o propósito de responder às críticas ao capítulo anterior da série, ao mesmo tempo em que a direciona para um caminho mais direto no qual a diversão tem prioridade sobre escolhas de arsenal ou uma narrativa que se leva a sério.

O jogo começa com tudo dando errado para o protagonista Lo Wang, que vê o mundo sendo destruído por um dragão ancestral que ele ajudou a liberar acidentalmente. Junto a seu antigo empregador/arqui-inimigo Zilla, ele busca meios de deter a gigantesca criatura em um universo de fantasia com uma geografia esquisita cujo único propósito é oferecer desafios e soluções inteligentes de gameplay.

De certa forma, Shadow Warrior 3 me lembrou muito mais Doom (o remake de 2016) do que as versões anteriores da própria série. Isso porque, em sua essência, o jogo se trata de um “shooter de arena”, no qual os cenários das batalhas são intermediários por trechos de plataforma que desafiam o jogador a correr por paredes e se pendurar usando um gancho obtido logo no começo da aventura.

Shadow Warrior 3 traz yokais de montão

O principal atrativo do game surge na forma de seus inimigos. Aqui enfrentamos exclusivamente yokais, criaturas surgidas do folclore japonês que, embora tragam algum traço de humanidade, estão muito mais próximos de monstros assassinos na maneira como Shadow Warrior 3 os retrata.

Enquanto no começo você só enfrenta criaturas básicas, o jogo vai introduzindo inimigos “especiais” em ritmo constante. Cada um deles traz características de ataque próprias, bem como fraquezas que o jogador deve aprender a explorar para conseguir sobreviver — o que é fácil em um primeiro momento, mas se torna mais complicado conforme o número de adversários (e sua variedade) aumenta.

Shadow Warrior 3

Próximo ao fim do jogo, não é incomum ter que encarar conflitos em que todos os tipos de inimigos surgem ao mesmo tempo em quantidades generosas, forçando o jogador a permanecer móvel e atento a cada uma de suas escolhas. Para compensar isso, o game fornece algumas ferramentas bem úteis desde seu começo: Lo Wang tem pulos duplos, pode correr pelas paredes e conta com uma seleção modesta, mas poderosa, de armas.

O protagonista também pode coletar dois tipos de orbes que podem ser acumulados e investidos em melhorias para seus equipamentos e para os status básicos do personagem. Ao fim da aventura, você pode transformá-lo em uma máquina de assassinatos capaz de recuperar energia automaticamente, retalhar inimigos com uma espada elemental e destruir rapidamente qualquer subchefe com uma espingarda que não precisa ser recarregada.

Longe de ser considerado um game considerado difícil, Shadow Warrior 3 consegue ser bastante desafiante em vários de seus trechos. Muito disso se deve ao fato de que todas as armas possuem quantidades bastante limitadas de munição, forçando o jogador a alternar constantemente entre elas — ou seja, mesmo que na marra, você vai acabar tendo que aprender a melhor forma de usar os equipamentos que menos combinam com seu estilo de jogo.

Shadow Warrior 3 é uma diversão rápida e eficaz

Minha principal reclamação em relação a Shadow Warrior 3 é o fato de que ele é um game especialmente curto, cuja campanha principal pode ser finalizada em uma única tarde com facilidade. Finalizei a campanha no modo de dificuldade normal em aproximadamente 7 horas, tempo que poderia ser ainda mais curto não fosse o que eu acredito ser um bug de programação em um de seus últimos capítulos.

Sem entrar em detalhes da trama, o trecho em questão se trata de uma sequência de plataformas nas quais o jogador deve acompanhar uma plataforma móvel. Nada dela é especialmente difícil, mas, sempre que chegava na parte final, o apoio que eu deveria acompanhar acelerava de maneira absurda e eu não conseguia alcança-lo, por mais que meu gancho fosse acionado assim que possível.

Shadow Warrior 3

Após mais de uma hora de tentativas, só consegui passar desse trecho ao mudar as configurações do game (jogando no PC) e travando seu framerate a 30 quadros por segundo — o que deu certo logo de cara. Logo, só consigo acreditar que a velocidade de movimento do objeto estava ligada à taxa de quadros do jogo e o problema deve ser corrigido em alguma atualização futura.

Falo desse episódio em específico não como uma forma de desmerecer o jogo, mas sim porque ele foi a única vez em que Shadow Warrior 3 teve qualquer questão técnica. O game está muito bem otimizado no PC e traz de cara suporte às tecnologias FSR da AMD e DLSS da NVIDIA, garantindo taxas de quadro altas sem que isso exija muito do hardware.

Shadow Warrior 3 é um jogo extremamente divertido e que sabe conciliar a introdução de novos desafios à introdução de mais poderes para o jogador. A história tem efeito neutro sobre a construção do jogo, mas a opção por um cenário fantasioso contribui muito para a construção de cenários interessantes e com bons desafios de plataforma. Só gostaria que ele fosse um pouquinho maior, já que sua qualidade deixa aquele gostinho de quero mais assim que os créditos começam a rolar.

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Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm