Fazer um Soulslike funcionar bem não é uma tarefa das mais fáceis. Enquanto a FromSoftware passou mais de uma década refinando e reinventando a fórmula mágica que fez de Dark Souls o ícone que é hoje, muitos outros estúdios ao redor do mundo se dedicaram a tentar recriar aquela mesma fórmula, por vezes tentando inserir uma originalidade própria em seus jogos, mas quase sempre patinando no fato de que não é fácil descobrir, entender e replicar a magia que faz os jogos dirigidos por Hidetaka Miyazaki clicar.
Uma exceção nesse cenário talvez seja o título indie Salt and Sanctuary, que ganhou notoriedade em 2016 ao trazer a fórmula Souls para o 2D e executá-la bem, o que é uma grata surpresa levando em conta que o jogo foi feito por apenas uma pessoa — James Silva, sob o nome de Ska Studios. Agora, em 10 de maio de 2022, Silva nos trouxe sua segunda empreitada no universo dos Soulslike com Salt and Sacrifice, jogo que, infelizmente, não tem os mesmos méritos de seu antecessor.
Em Salt and Sacrifice, assumimos o papel de um Inquisidor Marcado cujo objetivo é caçar e obliterar Magos, vestígios monstruosos e distorcidos do caos elemental responsáveis pela decadência do reino em que a aventura se passa. Como em Dark Souls, a primeira coisa que fazemos é montar nosso personagem (de maneira bem simples), escolher uma das classes tradicionais desse tipo de jogo e também o crime que nosso personagem cometeu, o que ditará os primeiros rumos da jornada em termos de combate e itens. Conforme se avança, é possível moldar nosso herói da maneira que for mais adequada às nossas preferências, embora o sistema de atributos e progresso não seja lá muito intuitivo em um primeiro momento.
Assim como na maioria dos Souls, podemos explorar uma breve área de tutorial até darmos de cara com o primeiro chefe e obviamente — já que isso se tornou manjado a essa altura — ser derrotado por ele. Depois de levados para o hub principal do game — onde conversamos com NPCs, aprimoramos equipamentos, adquirimos feitiços e itens —, encontramos um portal capaz de nos transportar para outras regiões do jogo ao utilizarmos runas descobertas ao longo da jogatina.
Cada área e cada mapa de Salt and Sacrifice pode ser descrita como um casamento entre metroidvania e soulslike e isso pode até soar bacana no papel, mas é uma ideia um tanto quanto complicada de se executar, o que é provado nesse jogo mesmo.
O primeiro problema com essa ideia é que o visual de Salt and Sacrifice é simplório demais. Isso não seria exatamente ruim caso essa simplicidade não atrapalhasse a progressão das fases. Perdi a conta de quantas vezes caí em buracos que não notei porque o cenário era escuro demais e era difícil distinguir profundidades ou a própria arquitetura do fundo das telas. Também foi agravante quantas vezes me atrapalhei em combate porque os inimigos não pareciam estar em áreas muito apropriadas a eles, o que é muito comum dada a forma como os chefes são tratados nesse jogo.
Enquanto Salt and Sanctuary era Dark Souls puro, Salt and Sacrifice tenta misturar essa essência com Monster Hunter. Ao explorar as regiões, não basta encontrar os Magos e enfrentá-los logo de cara. Cada Mago fica fugindo de você tal qual um monstro de Monster Hunter e cabe ao jogador persegui-los por diversas telas, com spawns de monstros diferentes e o mais puro caos instalado por conta disso. Até pegar o jeito é mais frustrante do que divertido. Pensando bem, talvez seja essa a maior definição que posso dar a Salt and Sacrifice: frustração. Embora eu não queira desmerecer o esforço do Ska Studios ao fazer esse jogo, não dá para desconsiderar os problemas que tenho com ele.
Salt and Sacrifice simplesmente não clica comigo em praticamente nenhum nível. O game feel não é bom uma vez que o simples ato de movimentar o personagem, esquivar, defender e atacar não tem um feedback divertido e a própria administração de stamina não parece bem balanceada; os mapas não são interessantes de explorar; as músicas são completamente esquecíveis e apagadas; os NPCs não são intrigantes e, por isso, eu não poderia me importar menos com a história por trás da decadência desse mundo; os chefes até têm designs legais, mas o ato de ficar correndo atrás deles toda hora, bem como a repetição da estrutura de quests atreladas a eles, simplesmente falha em manter uma experiência que engaja. E isso tudo é uma pena, porque mesmo com o bem-vindo modo multiplayer (seja cooperativo ou pvp), não é sequer suficiente para tornar o jogo menos maçante. Uma decepção.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm