Síntese: Hazel Sky - Neo Fusion

Hazel Sky

16 de agosto de 2022
Cópia digital da versão de Xbox cedida pela Coffee Addict.

Alguns jogos me lembram quão difícil desenvolver um videogame ainda é. Hazel Sky acaba sendo um deles. A premissa e até a execução do jogo são interessantes, mas a parte técnica da obra deixa a desejar e — infelizmente — impede o aproveitamento de suas partes boas.

Controlamos um garoto que está passando por um ritual de iniciação — aparentemente de uma sociedade composta inteiramente por engenheiros aeronáuticos. A história se desenvolve em três ilhas: em cada uma, devemos consertar uma máquina voadora usando dicas e peças encontradas no ambiente para poder progredir.

Na prática, acaba sendo uma versão um pouco mais interativa de um walking simulator, já que os puzzles não são particularmente complexos e os elementos do ambiente servem principalmente para desenvolver aquele universo. A maior parte das falas são do próprio personagem falando consigo, mas depois de encontrar um rádio, há também uma troca de diálogos com outra garota passando pelo ritual. Considerando que é um jogo de uma equipe pequena, achei as falas bem dubladas e os personagens simpáticos.

O maior desafio, então, é na tecnologia do jogo. Apesar de o ter jogado no Xbox Series X, Hazel Sky não recebeu qualquer otimização para rodar melhor nele. O resultado é que realmente parece um jogo da época do lançamento do Xbox One — 30fps, motion blur pesadíssimo e resolução baixa. Não fui atrás para confirmar, mas só de ver o jogo, tenho quase certeza que foi feito na Unreal Engine sem qualquer otimização específica e, consequentemente, é visível o quanto a própria engine está tentando manter o desempenho. Ao girar a câmera, artefatos de renderização temporal enchem a tela, tornando tudo um tanto difícil de enxergar. No mínimo, uma atualização 60fps para Series S e X tornaria a experiência muito mais agradável.

Tratando-se de um jogo curto, de umas 3 horas, eu estava disposto a tolerar isso porque realmente estava curtindo os outros aspectos, incluindo uma divertida experiência alucinógena com cogumelos. O problema foi que, no final da segunda ilha, o jogo não habilitou o botão que eu precisava pressionar para ativar a cutscene e passar para a próxima fase. Tentei reiniciar o jogo, reiniciar o Xbox, e nada. Talvez começar um novo save resolveria, mas eu não queria tomar essa chance. Então, infelizmente, não consegui terminar Hazel Sky.

Como eu disse, desenvolvimento de videogames é difícil. Eu não quero deixar a impressão de má vontade em relação ao jogo — se os desenvolvedores lerem este texto, saibam que eu admiro o esforço colocado no jogo e registro aqui minhas sugestões de onde melhorar em seu próximo projeto.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm