Tropecei em Kalinur por acaso. Um post no Reddit me levou a um tweet que me levou à Steam que me levou a comprar um jogo de uns 2 reais. Eu estava procurando algo para jogar no Steam Deck e, quando vi um metroidvaniazinho desenvolvido por um brasileiro, resolvi dar uma chance.
Num mundo em que jogos independentes estão ocupando um espaço cada vez maior do nosso tempo de jogo — e em igual proporção, estão garantindo orçamentos cada vez maiores —, Kalinur é um “indie raiz”. Um cara, sozinho, fez o game design, a programação, a arte, a história. Claro que não é a primeira história desse tipo e o desenvolvedor, Ronan Santos, não passou anos e anos de sua vida aprimorando cada detalhe da obra antes de lançá-la ao mundo. Kalinur não é um Axiom Verge ou um Stardew Valley, mas não precisa ser e isso também é refletido no preço.
Talvez a descrição mais apta do jogo é como um Symphony of the Night minimalista, jogável em duas horas e pouco, com apenas alguns poderes para descobrir. Não encontramos aqui nada particularmente inovador ou revolucionário para o gênero. Ronan mostra que os aspirantes a desenvolvedores não precisam, necessariamente, se apegar à necessidade de trazer algo completamente novo e distinto. Afinal, muitos dos grandes jogos lançados hoje não são novos e distintos — apenas têm orçamentos gigantescos para parecer maior e melhor.
Kalinur para mim foi uma experiência contemplativa. Sabe quando você vai em um restaurante, pensa “eu podia ter cozinhado isso em casa”, mas dá para curtir a sensação de não precisar cozinhar? Eu acho que, se eu tivesse a disposição e a dedicação, eu poderia fazer um jogo na escala de Kalinur, mas fico feliz de ver que alguém o fez antes de mim. É uma limpeza de paladar entre tantos jogos gigantescos, mas também é uma inspiração para aqueles que jogarem e pensarem “pô, eu também posso tentar fazer algo assim”.
O jogo tem seus probleminhas, claro: o mapa poderia ser um pouco mais detalhado, ocorrem algumas quedas de desempenho, alguns inimigos poderiam ser melhor balanceados. Mas essas não são as memórias que tenho dele. Ronan entregou um jogo que funciona do começo ao fim e, sem dúvidas, diverte.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm