Síntese: Two Point Campus - Neo Fusion

Two Point Campus

4 de outubro de 2022

Para alguém que cresceu jogando simuladores com tom humorístico como The Sims, Two Point Hospital acabou por cair feito uma luva quando o experimentei pela primeira vez, através do Game Pass. Trata-se de um criativo, hilário e inusitado joguinho de simulação de negócios onde nosso objetivo é administrar hospitais no município de Two Point County, atendendo pacientes com todo tipo de doença, das mais normais às mais birutas que se possa imaginar.

Definitivamente, a impressão que ficou foi intrigante e positiva e por esse mesmo motivo me empolguei quando soube que o pessoal do Two Point Studios criou uma sequência para o jogo de 2018, agora nos dando a missão de administrar universidades. Eis Two Point Campus, lançado em agosto para Switch, PlayStation, Xbox e PC, além de também estar disponível no Game Pass.

 

Two Point Campus é construído em cima de vários dos fundamentos mais importantes de Hospital, desde o lado estético até o grosso do gameplay e suas mecânicas de gerenciamento. O jogo abre com um um tutorial bem-humorado e bastante funcional, dando um passo a passo convidativo de como administrar uma instituição de Ensino Superior, sem sufocar com a complexidade que o game pode adquirir depois de horas de jogatina – e, acredite, há muito o que se fazer e conquistar no joguinho.

Se você já tem alguma experiência com simuladores, muita coisa será familiar: começamos construindo pequenas salas para os primeiros cursos da universidade e suas decorações, bem como espaços indispensáveis como refeitório, banheiros e dormitórios. Aliás, aí está uma diferença importante entre Campus e Two Point Hospital: enquanto neste cada paciente ia embora após suas consultas ou internações, em Two Point Campus precisamos nos lembrar que os campi de universidades são lugares de vivência e socialização, então é imprescindível que dediquemos boa parte dos investimentos em espaços que satisfaçam as necessidades dos alunos tanto de estudos quanto de lazer, o que influencia no nível de qualidade e aprovação da universidade – além, é óbvio, da qualidade dos cursos oferecidos, sendo tudo isso avaliado anualmente, tempo equivalente a uns vinte minutos do mundo real.



Entre nossos deveres também constam a escolha de professores, zeladores e outros inúmeros funcionários que farão a instituição ganhar mais vida e qualidade. E é claro que os funcionários também exigem tanta atenção quanto os alunos no que diz respeito à sua satisfação (ou falta dela). Saber administrar bem o orçamento da instituição, organizar eventos, cuidar da “cara” do campus, aumentar a oferta de cursos – que vão desde a área das ciências e robótica até as mais aleatórias e malucas como espionagem e feitiçaria – e cumprir com cada objetivo visando o crescimento da universidade como um todo dão um senso de conquista muito bacana a Two Point Campus.

Aliam-se a essas coisas uma trilha sonora leve e divertida e um senso de humor que muito me agrada, mesmo quando envolve piadas mais bobas ou comentários com ar de “dad jokes” feitos na rádio da universidade. Claro que nem tudo são flores, já que há sim uma certa dose de problemas na hora de editar as salas e arrastar móveis e itens, rolando muito de pegar o objeto errado ou uma certa confusão nos comandos, especialmente pela versão de Switch (e por extensão, consoles) exigir um certo tempo de adaptação, coisa que é mais natural e intuitiva no teclado e mouse (e eu testei tanto a versão que nos foi cedida pela Sega, para Switch, quanto a versão de computador, pelo Game Pass).

Two Point Campus também apresenta alguns problemas de performance relevantes no console da Nintendo quando os campi ficam cheios e caóticos demais, mas como se trata de um jogo mais voltado para o gerenciamento e simulação, esse impacto é sentido muito mais visualmente do que mecanicamente. Mesmo assim, todos esses problemas devem ser continuamente consertados com patches e hoje mesmo o jogo já está mais estável do que em seu lançamento. De toda forma, se você joga no PC ou algum console mais recente, não enfrentará muitos problemas pesados.

Two Point Campus cumpre com honras a tarefa de ser uma sequência digna e esperta de Two Point Hospital. A quantidade de tarefas, objetivos e coisas a se conquistar no modo carreira (com 12 campi diferentes), bem como a variedade e liberdade do modo “Sandbox”, fazem de Two Point Campus um título acima da média e uma evolução para a franquia.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm