Análise: Dragon Quest Treasures - Neo Fusion
Análise
Dragon Quest
Treasures
15 de dezembro de 2022
Dragon Quest Treasures foi analisado em um Nintendo Switch a partir de um código cedido pela Square Enix LATAM

Dragon Quest Treasures chega nesse finalzinho de 2022 como uma ótima surpresa da Square Enix, que teve um ano de atlos e baixo. O jogo é um spin off da série, e tem como protagonistas Erik e sua irmã Mia bem mais jovens, ambos de Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age, lançado em 2017.

Mia e Erick

A premissa da história é simples, os dois irmãos iniciam a busca de seu maior sonho: uma aventura de caça ao tesouro. Com a ajuda dos monstros que o jogador adquire durante a jornada, o objetivo central é encontrar as sete pedras do Dragão que estão espalhadas pelas ilhas, porém há diversas outras missões a cumprir que tornam a campanha muito divertida naquilo em que se propõem a fazer, portanto a história fica em segundo plano.

dragon quest menu

Mapa do Tesouro

São cinco mapas diferentes para explorar de maneira livre, afim de cumprir as missões secundárias e principais, o menu de acesso das missões é organizado e bem intuitivo, além de apresentar a opção de seguir a missão, de modo que fica marcado aparecendo no canto inferior direito da tela, facilitando o jogador em saber quando a missão se completa.

map dragon quest

O jogo conta também com uma sede de operações onde o jogador organiza seu grupo de aliados, ativa e reporta missões secundárias, adquire novos monstros e deixa os tesouros encontrados.

Derrotar monstros pode garantir a coleta dos mesmos, mas para isso é preciso trocá-los por recursos na base de operações com a Miss Cecily. É muito importante focar em recrutar uma boa variedade de feras companheiras, afinal elas irão ajudar nos combates mais difíceis, além de garantir habilidades únicas de cada espécie.

prize dragon quest

Também é possível enviar seus monstros para expedições que duram de 15 a 30 minutos dependendo do mapa explorado por eles, e esta é uma maneira relativamente rápida para obter recursos.

É possível acessar um modo online do jogo na base de operações depois de cumprir alguns objetivos principais, não é necessário assinar o serviço Nintendo Switch Online, basta falar com o NPC AL4N, e o jogador poderá registrar o nome da sua gangue, visualizar a de outros jogadores, além de acessar alguns mini jogos, porém não há um modo cooperativo em que dois ou mais jogadores possam interagir e explorar juntos, uma pena.

dragon quest raid

Uma party diferenciada

O início do jogo é lento, devido ao extenso tutorial apresentado e que de fato é crucial para entender as mecânicas e em como o jogador pode otimizar sua exploração, uma vez que diferente dos jogos principais da série, em Dragon Quest Treasures os combates não são por turnos, tornando ainda mais dinâmica a jogatina que combina perfeitamente com o objetivo central do jogo: explorar.

Mia Dragon Quest

Cada monstro detém uma habilidade, que ajudará o jogador a atravessar algum obstáculo no mapa, seja um local mais alto para acessar ou até mesmo galopar para correr mais e chegar aos locais mais rápido.

O jogo brilha em apresentar essa variedade de exploração com ajuda de seus aliados na party, justificando assim a maneira em como o jogador irá fazer sua busca ao tesouro. Além da ajuda que os monstros dão em detectar tesouros próximos, mostrando dicas e imagens de onde está enterrado algum.

flying Dragon quest

O combate se resume em ataques físico com a sua adaga e tiros com estilingue, sendo que as munições podem ser alternadas de acordo com elementos de fraqueza dos inimigos, além da munição de suporte que pode curar seus aliados durante o combate. Toda essa variedade de munições pode ser encontrada, comprada ou até mesmo feita na base de operações.

Quanto mais tesouro, mais experiência

O jogo conta com um sistema de ranking para determinar sua experiência de descoberta e exploração, então para aumentar ainda mais o ranking é necessário encontrar tesouros cada vez mais valiosos, uma vez encontrados cada um dos monstros aliados podem carregar até três desses tesouros, que como dito anteriormente, deverão ser levados até a base de operações para contabilizar e armazenar.

dragon quest ranking

E talvez esse ponto do jogo seja ruim, o limite de tesouro a ser carregado é pequeno e as idas e vindas da base de operação para contabilizar e esvaziar o limite e carga chega a ser um pouco irritante e estraga a fluidez da exploração.

dragon quest

Em contrapartida, o jogo sabe direcionar e levar o jogador a uma experiência muito divertida e agradável em um looping de gameplay de exploração muito convidativa, por vezes é natural desviar do objetivo principal que é encontrar as sete pedras do Dragão, mas de forma alguma tal desvio se torna negativo para a experiência do jogo, porque a sensação de satisfação em cumprir objetivos, mesmo que secundários, é constante.

Infelizmente Dragon Quest Treasures ainda não conta com dublagem, sequer legendas em Português BR, dificultando o acesso de mais pessoas para desfrutar de uma excelente obra baseada na série.

Dragon Quest Treasures é mais um divertido e engajante spin-off da famosa franquia japonesa. Com um loop de gameplay satistfatório, o simpático título convida para a aventura e exploração a partir do uso de monstros e suas habilidades. Um pouco burocrático em alguns pontos, Treasures agrada em quase todos os seus aspectos.

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Comentários

[…] No último sábado, 13 de março, completei um ano de isolamento social. Posso contar nos dedos as vezes que saí para resolver alguma pendência obrigatória presencialmente. Pensar que o mundo mudou tanto em 365 dias me causa ansiedade. Mas, pensar como eu mudei, ou deixei de mudar, nesse período me causa mais angústia. Obviamente, não tem sido fácil para ninguém. O que restou, além das adaptações de rotina, foi reaprender a me comunicar de maneira remota. Uma dessas lições foi aprendida por meio de Stardew Valley. […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 18/02/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/previa/valheim/) […]

[…] (Texto publicado no Neo Fusion, em 14/01/2021, disponível no link: http://54.237.89.239/materia/analise/tell-me-why/) […]

[…] a alternativa não é descartada. Até mesmo tivemos uma história inédita do marsupial em Crash Bandicoot 4: It’s About Time. Poderíamos ter uma nova versão futuramente de Crash Bash – o party game da franquia […]

[…] mas também foi possível prestigiar títulos à parte dos cartunescos, como, por exemplo, o novo Tony Hawk’s Pro Skater 1+2, que resgatou a alma de um dos jogos de esporte mais icônicos de sua geração. Embora a origem […]

[…] não sendo tão inovador e debatível quanto Her Story, o título certamente conquista um espaço importante no (já não tão popular) gênero dos […]

Breath of the Wild carater família?

wishlistei

Você sabe me falar se compensa eu comprar esse ou posso jogar o original também, eu tenho o original mas não. Joguei nenhum você pode me ajudar nessa Dúvida de 259 reais kkkk

Incluindo a fonte de meu comentário.: http://www.vgchartz.com/gamedb/games.php?name=just+dance+2018&keyword=&console=&region=All&developer=&publisher=&goty_year=&genre=&boxart=Both&banner=Both&ownership=Both&results=50&order=Sales&showtotalsales=0&showtotalsales=1&showpublisher=0&showpublisher=1&showvgchartzscore=0&showvgchartzscore=1&shownasales=0&showdeveloper=0&showcriticscore=0&showcriticscore=1&showpalsales=0&showreleasedate=0&showreleasedate=1&showuserscore=0&showuserscore=1&showjapansales=0&showlastupdate=0&showlastupdate=1&showothersales=0

O que mais impressiona é que a versão mais vendida deste jogo foi a do Nintendo Switch, seguida da fucking versão de Wii! TEM GENTE COMPRANDO JUSTA DANCE PRA WII EM 218! E vendeu bem mais que no One... Dificilmente um JD 2019 vai ficar de fora do velho de guerra da Nintendo!

<3

Este jogo é fantástico! Muito bom evoluir todos os personagens. Os personagens da 2ª geração ficam ainda mais fortes. Celice, filho de Sigurd, torna-se quase um Deus, o deixei com 80 de HP, o máximo, como outros status que ficaram no seu máximo, mais os itens: Silver Sword, Silver Blade, Power Ring, Speed Ring, Defence Ring, deixando o Celice muito forte e resistente.

Obrigado! Sobre suas dúvidas: 1) Eu não consegui confirmação concreta de quem é o CEO atual da Game Freak. O pouco que descobri apontava para o Satoshi, mas é possível que ele já tenha saído sim. 2) O texto foi escrito em dezembro, antes do anúncio de Bayonetta 3. Como a ideia é lançar um listão assim a cada seis meses, acho que não vale o trabalho ficar atualizando a cada anúncio. Mas se houver demanda, posso fazer.

Belo compendium dos estúdios da Nintendo e afiliados! Só tenho duas dúvidas: 1- O Satoshi ainda é CEO da Game Freak? Pensei que ele já tinha se afastado. 2- A Platinum não está fazendo Bayonetta 3 agora?

Que bacana, o jogo parece bem legal. Só não compro porque larguei rápido o último jogo do tipo que peguei (Animal Crossing: New Leaf)

O Zelda mais zeldoso de todos

Esse é jogo é O Zelda?

Valeu :)

Realmente é algo incrível, parece até informação secreta kkkkkkk, ótimo post.

Analise justíssima, parabéns Renan! Na minha opinião, por mais que Pocket Camp seja inegávelmente a experiência mobile da Nintendo mais próxima que tivemos da “versão console”, é desnecessariamente repetitivo, incompleto e enjoativo. Além do gameplay lento (como citado na análise), não existem grandes recompensas pela progressão no jogo além de novos personagens e móveis pra construir. No fim, Pocket Camp é apenas (o pior de) New Leaf adaptado para smartphones, com 10% das funcionalidades e mecânicas free-to-play. Talvez uma atualização dê alguma tapeada na repetitividade excessiva, mas teriam que mudar tanto o jogo que nem sei se vale a pena.

Não joguei esse Zelda ainda, por isso não posso fazer comentários sobre o jogo mas sei que a Nintendo sempre capricha nos seus jogos e usa artificios muito elaborados até para as coisas mais simples, certa vez na internet achei um vídeo relacionando o construtivismo de Vygotsky com o jogo super Mario...por fim estou gostando dessa abordagem mais técnica dos jogos, sai um pouco do padrão da internet

É um openworld, no dois vc começa adolescente e vai envelhecendo, as cicatrizes permanecem, vc pode comprar casa e casar nas diferentes cidades... no terceiro muda mas as decisões são fodas, por exemplo vc procura apoio da população de uma vila pra dar o golpe no seu irmão, então vc promete uma ponte pra cidade, depois do golpe vc tem escolher entre construir a ponte e aumentar o exército da sua nação contra o inimigo do jogo ..daí sua escolha muda tudo

Eu ouvi muito de Fable na época pré-lançamento dele, mas não cheguei a jogar. Tinham muitas promessas nesse sentido mesmo, que você ia passar anos na pele do mesmo aventureiro. Ele chega a ser um openworld? E as escolhas geravam caminhos e quests diferentes?

Um jogo bem interessante mas que muita gente não gosta é Fable, vc ter uma vida, fazer escolhas que vão afetar a história é bem interessante, seria bem legal se em Zelda você pudesse desenvolver uma cidade e se tornar herói/prefeito

Rapaz, que texto. A crítica que você fez à premiação do Uncharted bate no ponto certo. As narrativas mais envolventes do universo dos games, pra mim, foram aquelas que exploraram todo o potencial de interatividade que a mídia propõe. Nada contra Uncharted e eu acho que o jogo é brilhante em vários outros aspectos, mas os exemplos citados no texto falam por si só. Enfim, gostei muito. E o site tá lindo, isso aqui é qualidade pura.

Excelente lista! O Switch é uma awesome little indie machine :)

Faltam 2 horas e estou que nem criança imaginando minha reação se eu ganhar.

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm