Curtas: Caravan Sandwitch - Neo Fusion

Caravan Sandwitch

12 de setembro de 2024

Caravan Sandwitch chama a atenção devido a seus traços suaves e cores vibrantes, resultando em uma agradável sensação em explorar todo esse mundo que o jogo apresenta, controlamos Sauge que subitamente recebe um pedido de ajuda de sua irmã, através de um canal de comunicação de emergência, preocupada Sauge mais que depressa viaja até a pequena vila chamada Cingalo, o ambiente está mais hostil e complicado de se conviver devido a alguns acontecimentos catastróficos.

Nessa vila ainda há alguns seres humanos remanescentes e é a partir dali que a aventura de Sauge inicia-se, os personagens que ali interagimos pela primeira vez possuem um carisma peculiar e ao decorrer do jogo são eles que também irão oferecer algumas missões secundárias, que são de suma importância devido a recompensa ser componentes para melhoria de seu veículo de exploração.

O ponto central de Caravan Sandwitch é exploração, o jogo não apresenta nenhum tipo de mecânica de batalhas ou lutas, o foco principal é contar a história daquele mundo de maneira mais densa possível e instigar o jogador a explorar tudo aquilo que despertar o interesse, inclusive o jogo faz muito bem isso.

A exploração na maioria das vezes é feita com ajuda do seu veículo, que possui ferramentas como uma antena que pode hacker portas e fazer varreduras em busca de itens importantes e um gancho que pode abrir caminhos ou energizar algum poste par abrir alguma porta inoperante, são ferramentas bem simples de se utilizar e o jogo faz questão de apresentar com um pequeno tutorial toda vez que Sauge adquiri uma dessas habilidades.

A sensação de andar com o veículo no mapa é bem agradável, o veículo torna-se uma extensão de Sauge, porque na maioria das vezes ele é necessário para progressão de alguma missão, ou até mesmo par adentrar em um local e explorá-lo, o jogo não conta com nenhum tipo de quebra cabeça durante a exploração de algum local, apenas a observação intuitiva é o bastante para chegar ao seu objetivo, o que de certa forma é uma abordagem diferente do que estamos acostumados em jogos que tem como foco exploração.

O mapa não é extenso, em contrapartida é o tamanho ideal para a proposta do jogo e a maneira como ele conta a história, inclusive a minha crítica fica exatamente na condução das missões principais, por vezes o jogador pode sentir-se perdido o jogo não é muito claro em mostrar o que deve ser feito e os pontos de indicação não ajudam muito, talvez seja proposital devido o game ter o seu foco principal em explorar, porém isso pode frustrar um pouco.

Em suma Caravan Sandwitch é um jogo muito agradável e apaixonante, cada diálogo, cada momento de descanso e exploração constroem uma experiência única e que as vezes buscamos por estarmos cansados de tantos jogos convencionais.

Não posso deixar de mencionar aqui que a desenvolvedora Plane Toast buscou criar um jogo em que todos possam se sentir incluídos, de maneira que representasse a sua visão de um mundo onde as comunidades se ajudam mutuamente para superar as consequências ambientais do nosso mundo. Caravan SandWitch é escrita com um roteiro inclusivo, que representa uma comunidade real com seu povo e representação.

 

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm