Curtas: Duologia Milk e a realidade da depressão - Neo Fusion

Duologia Milk e a realidade da depressão

14 de dezembro de 2022

A minha jornada com a depressão sempre contou com videogames como algo que me ajudaram a desligar a cabeça nos momentos mais complicados – então pensar que essa mídia poderia retratar essa condição de maneira empática, mas ao mesmo tempo de forma um tanto dolorida, realmente me surpreendeu – e isso envolve tanto Milk Inside a Bag of Milk Inside a Bag of Milk e Milk Outside a Bag of Milk Outside a Bag of Milk, dois jogos que recentemente saíram para o Nintendo Switch em um pacote único.

Uma jornada introspectiva pela duologia Milk

Ambos os jogos, que a partir deste ponto irei chamar de duologia Milk, contam com uma protagonista no mesmo dia – no primeiro título, em uma jornada para comprar uma caixa de leite, e no segundo, após a epopeia para obter o item, tentando ficar pronta para deitar e dormir. As duas jornadas, embora tenham jogabilidades diferentes (Inside é uma visual novel e Outside é um point e click), no fim, pintam uma introspectiva visão sobre como é lidar com questões mentais.

Veja, durante Inside, por exemplo, até chegar no mercadinho e decidir se vai comprar o leite ou não, toda a jornada da protagonista é lidar com pensamentos intrusivos, que são escolhidos pelo jogador e vão contando os desafios e dificuldades da personagem – utilizando um áudio e visual mais abstrato, a situação vai ficando desconfortável, e dependendo da escolha é possível que o jogo tenha um fim abrupto, com os problemas ganhando da racionalidade.

Já em Outside, a protagonista já está em seu quarto, mas explorando itens que estão nele ela vai pouco a pouco relembrando momentos de sua vida – só que nunca a primeira lembrança é correta, com repetidos cliques a uma mochila, por exemplo, mostrando novos momentos da situação e revelando mais detalhes.

Tudo isso é extremamente real para uma pessoa depressiva, e no meu caso criou um cenário um tanto contemplativo sobre minha experiência. Nos últimos meses, venho passado por mudanças na vida pessoal e trabalhando muito para lutar contra os desequilíbrios químicos, e assistir e experimentar uma jornada tão parecida como um fator externo foi algo interessante.

É claro que gatilhos existem no título – os pensamentos intrusivos experimentados pela protagonista em ambos os jogos são extremamente comuns para quadros mentais, mas nem por isso eu falo que o jogo pode ser um perigo. Pelo contrário, a forma que ele nos coloca como um observador externo, na verdade, ajuda para montar uma certa racionalidade e uma visão mais sincera sobre a condição.

Os gráficos abstratos e um tanto quanto feios também ajudam a passar a sensação de alguém que está passando pro um desequilíbrio mental, e vai gerando um desconforto que, acredito, pode fazer com quem não sofra com as questões entenda um pouco a situação. Ao mesmo tempo, expectativas de uma possível melhora da protagonista aparecem constantemente durante a jogabilidade, para uma simples “escolha” errada do jogador parecer levá-la ao fundo do mal-estar mental mais uma vez. 

Com tudo isso, a duologia Milk não são jogos fáceis de serem jogados, mas ao mesmo tempo são importantes. Eu acredito que falar sobre saúde mental não é um processo composto somente por frases de efeito ou autoafirmação – as pessoas afetadas também tem que aprender a encarar seus lados ruins e ver o que está acontecendo.

A duologia Milk faz justamente isso. Colocando o jogador como o observador interno com poder de escolha, mostra bem como o trilho de pensamento pode se perder facilmente – e com essa nova visão, mesmo que dolorida, pode ajudar muitos a começarem um processo de melhora mental – mas claro, se você não estiver muito bem mentalmente, talvez ainda seja melhor aguardar uma pequena recuperação para experimentar, já que as situações mostradas aqui podem ser um pouco mais reais que o esperado.

De qualquer forma, essa jornada é uma forte recomendação minha. Tendo oportunidade, jogue-a. 

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm