Primeiras impressões: Maquette - Neo Fusion

Maquette

1 de março de 2021
Por Luka
Cópia digital da versão de PS5 do jogo cedida pela Annapurna Interactive.

Distribuído pela aclamada Annapurna Interactive, Maquette é um jogo de puzzle em primeira pessoa que consiste na manipulação de objetos em situações diversas, mas com uma mecânica central de diminuí-los e aumentá-los. Você se encontra em uma espécie de diorama com uma maquete desse mesmo mundo no centro de tudo isso, e os quebra-cabeças estão atrelados a essa recursividade entre o lugar que você está e a maquete do mesmo. É um mundo muito lindo, ainda mais realçado pelo hardware do PS5. Como sempre, a Annapurna investe em jogos que não vão deixar de impressionar visualmente.

O jogo conta a história de um casal de artistas que se conhecem por um acaso, numa sequência super fofa que me fez chorar várias e várias vezes. Eu senti o amor que eles viviam e a brilhante ideia de fazer os dois serem artistas conecta a história com o que você faz: o artista cria e molda a realidade à sua forma (como você faz durante o jogo) — enquanto o casal, através da arte deles, imagina, cria e representa o presente e o futuro deles. É uma sinergia de proposta para narrativa e gameplay que aprecio bastante. A consonância entre os elementos faz com que o jogo pareça polido e bem pensado logo de cara.

No começo, tudo é muito interessante. Colocar uma chave dentro da maquete e ela se materializar à sua volta é algo que motiva o jogador a tentar coisas diferentes, como deixar objetos do lado de fora e voltar pra maquete, vendo que eles estão ainda menores do que já eram. Há um aspecto de experimentação que é muito único de jogos do gênero e isso é louvável. Porém, tendo pouca experiência com puzzles em primeira pessoa, fiquei bastante frustrado com o jogo.

Ainda que eu tivesse o maravilhoso sentimento de descobrir o que fazer depois de dezenas de minutos preso em um desafio lógico, cheguei em um ponto no final do terceiro capítulo que o jogo não fazia mais sentido pra mim. Tenho a teoria de que poderia ser o fato de eu não ter diminuído um dos itens antes e ele me impediu o acesso à maquete, mas já era tarde demais e o jogo deu salvamento automático, então o próprio dá a entender que não tinha problema no que eu fiz.

E entro aqui em uma questão com Maquette que tenho com muitos jogos: eles contam histórias maravilhosas, de formas maravilhosas, mas têm uma pedra no caminho. E essa pedra é estranha pra um jogo: o próprio jogo. Sem qualquer tipo de opção de acessibilidade, dicas ou qualquer recurso do tipo, a linda história que queriam contar vai estar travada atrás de detonados na internet. Jogos como Celeste conseguem ser difíceis, ter coerência temática e ainda dar chance a todo tipo de jogador chegar ao fim. Maquette não me permitiu continuar a apreciar o que eu estava jogando.

Eu vou adorar retornar a essa relação que me fez lembrar do meu próprio relacionamento, que me fez ter pensamentos sobre o próprio ato de amar, que me fez chorar diversas vezes ao relembrar a felicidade que é poder amar em tempos de pandemia e isolamento. Mas vai ser quando alguém tiver resolvido o que fazer com a engrenagem do terceiro capítulo. E estando na Playstation Plus do mês de março, acredito que esse detonado saia mais cedo do que o normal.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm