Você pode nunca ter ouvido sobre o GATO STUDIO, mas com certeza já conhece — ou ao menos ouviu falar — de algum projeto em que seus membros estivessem envolvidos. Formado por veteranos da BioWare e Obsidian, o grupo teve como sua primeira empreitada recriar as experiências que encontrávamos nos primeiros títulos de franquias como Dragon Age e Pillars of Eternity.
O primeiro resultado dessa empreitada é The Waylanders, game que chegou ao Acesso Antecipado do Steam na metade de junho. Na versão disponível atualmente, já dá para ver que os desenvolvedores realmente querem cumprir suas promessas — a estrutura inicial é praticamente um “copia, só não faz igual” dos momentos iniciais de Dragon Age: Origins.
No entanto, uma série de problemas técnicos e pedaços faltando fazem com que seja difícil recomendar o game como ele está. A não ser que você tenha propensões fortes a trabalhar com testes de qualidade em seu tempo livre, tudo ainda está “cru” demais para que a experiência oferecida seja aproveitável.
Entre os elementos que “salvam” o game está sua premissa, que explora a mitologia Celta e começa intrigante logo de cara. Como parte de um grupo de guerreiros das mais diversas origens, você está navegando rumo ao local em que moram os Tuatha de Danann (não a banda), deuses encarnados que podem tomar as mais diversas formas.
Chegando lá, o encontro com as criaturas dá errado e seu grupo é atacado. O protagonista, embora não seja morto, é desligado da linha natural da vida e ganha capacidades de moldar o destino. Ou, ao menos, é isso que a descrição e os documentos de divulgação afirmam — no game em si, toda essa parte narrativa ainda não está presente, fazendo com que as diversas partes de gameplay surjam de maneira bastante desconexa.
Esses elementos desconexos e não finalizados também se aplicam a outras áreas da versão atual de The Waylanders. O sistema de batalhas, por exemplo, ainda não está totalmente formado e não há uma divisão clara entre os níveis e periculosidade dos inimigos. Da mesma forma, seu grupo não é exatamente “inteligente” e é comum que os membros dele fiquem parados apanhando sem nenhuma reação.
A impressão é de que, no momento, temos à disposição somente o “esqueleto” do que The Waylanders quer futuramente ser. Temos um rascunho da história, algo da criação de personagens, um sistema de combate e evolução que parece ter ideias boas. O problema é que, quando chega a hora de executar tudo isso (que no papel parece bom), falta a “liga” e as respostas que esperaríamos encontrar em um jogo finalizado.
Mas bem, não posso culpar os desenvolvedores da GATO STUDIO de estarem mentindo: eles são bem claros sobre essas e outras questões da versão atual. Sabe aqueles avisos de que seus saves podem ser deletados sem razão? Eles não somente vão ser em The Waylanders, mas provavelmente isso vai acontecer a cada atualização — que, felizmente, estão sendo bem frequentes.
No momento, The Waylanders é um game que é difícil de recomendar, a não ser que você esteja disposto a apostar R$ 60 no projeto e participar ativamente de seu desenvolvimento. Se você está procurando uma aventura mais completa e estruturada, provavelmente vai se frustrar com a execução atual e esquecer do jogo. O que seria uma pena visto que as ideias propagadas pelos desenvolvedores parecem interessantes — só falta que elas sejam implementadas de maneira a termos uma experiência futura de jogo mais robusta em nossas mãos.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm