A estrutura de jogos ARPG – o famoso Diablo–like – não varia muito, com particularmente eu achando que é muito mais necessário uma boa fórmula de combate, que se torne tão engajante quanto comer um saco de pipoca, do que a parte de cálculo de danos e afins.
Em geral, digamos que eu tenho certa preguiça com o gênero justamente por isso – acabo achando que a maioria dos desenvolvedores gastam mais energia mental tentando criar um clone de Diablo do que algo único. Mas neste começo de ano, fiquei positivamente surpreso com SuperFuse, jogo que está em acesso antecipado na Steam.
Utilizando visuais que mais remetem a histórias em quadrinhos, SuperFuse trabalha classes e a progressão de poderes de uma maneira mais curiosa e divertida: é quase como criar seu próprio poder através da customização de personagens.
Nessa versão de acesso antecipado, os jogadores contam com a opção de escolher entre três classes: o Berserk, focado em combate corpo-a-corpo; o Elementalist, que aceita interações a distância; e o Technomancer, que utiliza variadas formas de tecnologia para vencer seus adversários.
Eu escolhi o Elementalist, e confesso que o começo do jogo é um tanto lento – pelo menos até, após cerca de uma hora de jogo, o sistema de Fuse ser liberado. Nele, os jogadores tem a possibilidade de explorar uma árvore de habilidades super detalhada, na qual é possível escolher de qual forma os poderes do seu boneco podem se comportar, mas claro, tudo também dependendo dos equipamentos e armas equipadas para melhorar o dano.
Eu confesso que depois que liberei o sistema, fiquei mais interessado em editar e testar os poderes do meu Elementalist do que propriamente prosseguir no jogo. Fazer com que as orbs elétricas utilizadas para os ataques pudessem ricochetear em paredes ou ter propriedades de paralisar inimigos foram criando uma estrutura de jogabilidade extremamente confortável, e que foram cada vez mais melhorando ainda mais o loop de gameplay de forma que, para mim, a tal sensação de comer um saco de pipoca começou a tomar conta.
Porém, estamos falando de um jogo que espera que os jogadores gastem muitas e muitas horas nele – e embora ele divirta, após mais algumas horas, mesmo com a possibilidade de criação de poderes, a jogabilidade entra em um certo nível de repetição que pode afastar alguns jogadores.
Com isso, acabei me perguntando se talvez eu que não seja o público ideal para SuperFuse e os diferentes ARPGs presentes no mercado – afinal, sei bem que um Diablo, por exemplo, também conta com essa repetição de loop de jogabilidade após algumas horas. Tentando deixar esse questionamento para outro momento, tentei aproveitar SuperFuse dentro do que ele apresenta, e sinceramente acho que sai suficientemente satisfeito.
Principalmente pelo fato dele sair da estética medieval e altamente fantasiosa, e contando uma história com tons cyberpunk e de ganância corporativa, além do próprio sistema de Fuse, consigo ver potencial no título para os entusiastas de ARPGs – e para quem for como eu, de certa forma meio alheio a este universo específico de jogos para PC, pelo menos umas 20 horas de diversão estarão garantidas.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm