Lukha, um adorador de criaturas, está andando pelo vale quando encontra com Ixer, um deus malvado que matou Draknar e amaldiçoou todas as criaturas. Ixer tenta matar Lukha, mas o menino renasce numa vila, com a voz de Draknar dentro dele, e assume a missão de derrotar Ixer e trazer a paz novamente. Adore, jogo brasileiro desenvolvido pela Cadabra Games e publicado pela QUByte Interactive, chegou para todas as plataformas no dia 3 de agosto de 2023.
Misturando Diablo com Pokémon, Adore consiste em capturar criaturas para derrotar os inimigos em mapas que são randomizados e runs que são bem rápidas de serem concluídas e que podem ser bem punitivas. A jogabilidade para capturar essas criaturas é bem interessante de início e incentiva o jogador a querer obter o máximo de bichos possíveis. Com um limite de 4 no time por vez, seria esperado um gerenciamento de equipes para otimizar batalhas mas não é bem isso que vemos aqui.
O jogo é composto por cenários diferentes que são liberados conforme a história progride. A arte do jogo agrada bastante, com cores em tons suaves e os gráficos bem bonitos. A trilha sonora também é bem legal no início, mas acaba ficando muito repetitiva por ser a mesma durante todo o jogo. Não há som de batalha muito presente também, o que é uma decepção.
Vendo toda essa mistura de gêneros que Adore traz, é de se esperar um gameplay dinâmico e com muitas possibilidades de “builds” e é aqui que vemos o maior defeito do jogo. Apesar de poder capturar criaturas com ataques diferentes e categorias diferentes, parece que pouco influencia ao longo do jogo. Ter variedade de categorias é importante para derrotar alguns escudos, uma vez que sua criatura está forte você consegue seguir com ela o jogo todo. Cada fase nova que é liberada entrega bichos novos também e temos aqui o segundo defeito do jogo: o esquema de captura.
Para capturar, temos que conseguir uma habilidade especial que aparece no mapa. O problema é que essa habilidade não aparece sempre, é limitada com um máximo de 3 e pode ser desanimador sair caçando novas criaturas.
Adore até tenta adicionar alguma profundidade na gameplay, com runas e itens que trazem buffs diferentes, mas parece que pouco influencia no desenvolvimento do jogo. Uma dinamica que funcionou bastante é a Sinergia entre criaturas. Ao montar nosso “deck” de bichos, podemos ter diferentes tipos como selvagem, natureza, místico, arcano. A Sinergia faz com que as criaturas ganham habilidades novas de acordo com o tipo que está fazendo par com ela.
As Sinergias são obtidas ao capturar criaturas daquele tipo, e aqui o jogo pode se tornar um grind gigantesco que, na minha opinião, não precisava rolar. Para upar habilidades, criaturas, runas e conseguir itens de cura temos que constantemente rejogar as fases. O problema é que isso fica extremamente repetitivo. Independente da criatura que você use, a jogabilidade consiste em esquivar dos inimigos e conjurar os bichos para ataque e fica assim para sempre. Não tem diálogos novos por rejogar, não tem como liberar coisas novas sem ser pela história. Falando em história, as missões tem uma curva de dificuldade inexistente, onde um chefe é super fácil e o próximo é difícil de uma maneira desproporcional.
Joguei a versão do PS5 que rodou muito bem, mas não consegui tirar prints porque ao apertar o botão de screenshot, o jogo pausava. Adore possui uma ideia fantástica, mas a execução decepciona. Desde a pouca profundidade na progressão de criaturas até a repetição sem grandes benefícios das runs, temos aqui um jogo com muito potencial desperdiçado.
Adore está disponível para PC, PS5, Nintendo Switch e XBOX.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm