Bastam poucos minutos jogando Apico para pensar, “isto é Stardew Valley de abelhas, né?”. De fato, acho que nem os desenvolvedores do jogo, um par de irmãos, diria o contrário.
Dito isso, anos atrás eu passei dúzias de horas jogando Stardew, mas não consegui engajar profundamente com Apico. Apesar de ambos jogos serem feitos por equipes minúsculas (de uma e duas pessoas), é perceptível como um jogo levou anos de dedicação e outro é um projeto muito mais veloz. E tudo bem. Como já discutimos algumas vezes antes, fazer videogames é incrivelmente difícil e, em geral, simplesmente ter um jogo completo, jogável e funcional (coisas que Apico são) já é uma tremenda realização. Nem todo jogo precisa ser enorme ou extremamente ambicioso, especialmente na esfera indie raiz.
Curiosamente, ambição não é o que falta a Apico. O jogo é repleto de mecânicas, algumas familiares para quem curte jogo de fazendinha, algumas mais específicas ao redor das abelhas, e percebe-se que há uma complexidade ali. O desafio então é outro: como comunicar essa complexidade ao jogador de forma intuitiva e divertida. Apico tenta fazer isso através de um manual que serve simultaneamente de tutorial e quest log mas, para mim, ler sobre uma mecânica e reproduzi-la não acabou sendo muito divertido. Parece que faltou um passo intermediário que nos encoraja a aplicar a mecânica de forma mais natural.
Outra questão envolvendo o manual é que não desperta a curiosidade que me levou tão longe em Stardew. Parece que está tudo explicado de antemão. Provavelmente para algumas pessoas isso não é problema, se elas curtirem fazer casas, criar abelhas e etcetera por si só. Pra mim, o fator descoberta conta muito e acabou que eu não sentia vontade de retornar ao título.
Apico está disponível via Steam, Itch.io, Nintendo Switch, PS4 e Xbox One.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm