Desenvolvido pela PlatinumGames e publicado pela Square Enix, Babylon’s Fall tinha o potencial de ser tão marcante quanto o espetacular NieR: Automata — ou pelo menos é o que eu esperava quando ouvi falar sobre essa parceria quando foi anunciado. Porém, a campanha de marketing ao redor do jogo foi se tornando cada vez menos marcante e interessante, revelando um projeto bastante genérico em todos os seus aspectos.
O jogo se trata de um RPG de ação estruturado em fases — que nada mais são que os andares de um monumento-edifício chamado Zigurate —, podendo ser jogado sozinho ou acompanhado de até três outros participantes em multiplayer online. Para falar a verdade, dada a escalada de dificuldade que o jogo apresenta após a primeira meia dúzia de fases, eu diria que é quase obrigatório que seja jogado cooperativamente.
Logo de início, somos convidados a escolher entre três classes de Sentinela — focadas em diferentes tipos de combate. No meu caso, fiquei com a mais balanceada e mantive meus equipamentos iniciais durante minhas poucas horas com o jogo, focando sempre em usar as armas de suporte (martelo gigante e escudo). A espada pequena, minha arma principal, não tinha o mesmo brilho durante os combates quando comparada a equipamentos similares de outros jogos do estúdio — especialmente em ambientes aquáticos, nos quais tudo a seu redor apresenta uma física extremamente bizarra e inconveniente.
Por estarmos sempre subindo apenas um tipo de localidade, é de se esperar que biomas e vegetações não se diversifiquem com tanta frequência, mas o que esse jogo faz em termos de direção de arte é decepcionante demais. Todos são corredores interligados a salas com inimigos pouco criativos em termos estéticos aparecendo em grupos e se comportando de forma pouco variada por conta da limitada inteligência artificial. Isso torna o combate ainda mais maçante — mesmo quando os equipamentos em uso tentam trazer um pouco mais de profundidade aos encontros.
Eu particularmente também não gostei da narrativa do jogo. Há duas formas que o jogo escolhe para contar suas histórias: animações quase estáticas com narração de fundo e conversas em uma mesa entre as sentilas, ambas se mostrando desinteressantes na escrita. Ah, esqueci de mencionar que o jogo também insiste em querer revelar mais sobre os personagens e o mundo enquanto jogamos, obrigando quem joga a focar a atenção tanto na porradaria quanto no storytelling.
É bom ver a Square Enix saindo da zona de conforto das grandes franquias para investir em jogos de orçamento menor e arriscando com novas propostas de propriedades intelectuais, mas certamente Babylon’s Fall não é uma tentativa que a publicadora usará como exemplo da próxima vez. O jogo entrega conteúdo de qualidade questionável, uma estética totalmente inexpressiva em questão de autoria e fecha a receita para o fracasso com microtransações desnecessárias. Boa sorte com sua próxima aposta, Square Enix, por que essa daqui “flopou” sem titubear.
https://www.youtube.com/watch?v=h0ZktpmoGrg
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm