Síntese: Blocky Farm - Neo Fusion

Blocky Farm

23 de março de 2023

Temos visto muitos jogos saindo para celular que também possuem versões para console. Alguns exemplos disso são Dead Cells e Vampire Survivors que foram lançados para consoles e PC antes de saírem no celular e temos também o inverso, jogos que lançaram no celular e agora estão disponíveis no Nintendo Switch, como Wylde Flowers e Blocky Farm.

Blocky Farm

Blocky Farm é um jogo de fazendinha como já conhecemos: temos uma fazenda abandonada que precisamos reconstruir e expandir. Com visual de bloquinhos, o jogo possui nota 4.8 na App Store e agora está disponível também para Switch. Será que vale a pena?

Eu amo um jogo de fazendinha, tenho Stardew Valley em diversas plataformas diferentes, já joguei diversos deles no celular e no Switch também (como Ooblets, Wylde Flowers) e sempre escolho jogar um jogo do tipo quando preciso relaxar. Por isso, quando vi que poderia jogar Blocky Farm no Switch, não hesitei e comecei logo.

Quem já jogou algum joguinho de celular, sabe que temos prêmios por login diário, moedinhas do jogo e moedinhas especiais que compramos com dinheiro de verdade. Normalmente, em jogos de simulação, a moedinha especial serve para conseguir mais facilmente alguns itens do jogo, como itens para expandir sua casa, restaurante ou celeiro. Outra opção que os jogos trazem é pedir ajuda para os amigos que temos adicionados.

Eu entendo o motivo de desenvolvedores de jogos para celular fazerem isso. Os jogos normalmente são gratuitos e eles precisam de alguma renda para manter o jogo rodando. Então o jogador pode gastar dinheiro se ele quiser conseguir as coisas mais rapidamente ou ela pode fazer um grind maior e demorar mais tempo para conseguir os itens. 

No mobile, isso funciona. Quem joga no celular, normalmente não quer sentar e jogar por horas seguidas. Os jogos foram feitos para levar tempo para as coisas ficarem prontas, você recebe uma notificação, abre o jogo, faz o que tem que fazer e o ciclo se repete.

O motivo de eu estar falando isso é que a versão do console de Blocky Farm não mudou praticamente nada em relação ao jogo mobile e isso não funcionou muito bem. As plantações, bichos e produtos levam horas para ficar pronto, então se sua ideia é pegar um jogo e jogar por 1 hora seguida sem parar, não é possível aqui. Outro ponto são os itens de upgrade. A versão de console não tem moedinhas especiais para você gastar com esses itens, é necessário ter sorte e conseguir os itens através de baús.

Os baús podem ser obtidos fazendo missões, no login diário e também com achievements, mas a frequência que eles ocorrem é muito baixa para um jogo de console.

Quando eu comecei o jogo, eu estava me divertindo muito. As primeiras plantações e os ovos das galinhas ficam prontos rapinhos, vendia bastante produto, fazia bastante missões e a experiência era bem legal. Porém, conforme fui liberando mais coisas eu percebi o tempo que as coisas levavam para ficarem prontas e me desanimei totalmente.

Na minha opinião, o jogo precisaria de algumas adaptações para ser compatível com a experiência de um jogo de console. Missões específicas para itens de upgrade (ou até mesmo uma lojinha, mesmo que os produtos sejam caros) e formas de obter acelerador de tempo já seriam de grande ajuda.

Claro que a pessoa pode ter a preferência de jogar no Switch, mas por 50 reais na eShop, com a experiencia que alguem teria jogando de graça no celular, Blocky Farm não vale a pena.

PS: Eu baixei o jogo no celular e ainda to jogando, gostei bastante dele no celular.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm