Desde a primeira apresentação de Clair Obscur: Expedition 33, já era possível notar o potencial que o jogo tinha e poderia entregar para os jogadores, principalmente por contar uma história misteriosa e melancólica.
Desenvolvido pela Sandfall Interactive, um estúdio com pouco mais de 30 pessoas composto por ex-funcionários da Ubisoft, Clair Obscur: Expedition 33 é um jogo de RPG de turnos que traz mecânicas novas e interessantes que conduzem uma jogabilidade, divertida e muito dinâmica, mas antes devo começar explicando toda a premissa da história que é um grande destaque do jogo.
O mundo de Clair Obscur: Expedition 33 é único e muito bem construído, Lumière é uma cidade que está em pedaços (é possível notar que os desenvolvedores se inspiraram muito em Paris, colocando até diversas referências como a torre Eiffel) e de tempos em tempos uma grande entidade chamada de Artífice escreve em um monólito números em ordem decrescente, e na medida que ela apaga e escreve outro número, as pessoas que possuem a idade correspondente ao número apagado ou superior se desintegram, simplesmente somem.
Tal evento tem acontecido a muitos anos, e portanto Lumiere toda vez nomeia voluntários para expedições com objetivo de impedir que a Artífice mais uma vez condene as pessoas a morte, o ar melancólico é o fio condutor da narrativa trazendo a reflexão da efemeridade da vida e em como isso afeta nossas relações com as pessoas que amamos.
A Expedição 33 é organizada, o personagem principal é Gustave, sua irmã Maelle de 16 anos, Lune e Sciel, além de outros mais expedicionários, porém o foco narrativo ficará centralizado nesses personagens. A história é muito cativante e é contada de maneira fácil, o que quero dizer é que, não há desvios narrativos para coisas que não agregam ou sequer fazem sentido, Clair Obscur é direto e sem enrolação.
As batalhas do jogo são fantásticas, apesar de ser batalha por turno, tudo é muito dinâmico e satisfatório de se ver o resultado, basicamente cada personagem possui ataques básicos que acumulam pontos de PA, e posteriormente podem ser utilizados para ativar suas habilidades, o interessante dessas habilidades é que elas possuem sinergia tanto para o personagem quanto para os demais da sua party, e o ponto alto é justamente isso, combinar status e dano com habilidades dos companheiros de equipe.
Esse é ponto mais importante das batalhas, saber combinar as sinergias, e a utilizar de maneira estratégica o ataque de cada personagem, as armas escalonam de acordo com os atributos, assim como acontece em Elden Ring ou Dark Souls, os pictos também são itens importantíssimos para aumentar algum atributo e fornecer habilidades passivas como: iniciar um turno com 1 PA a mais ou aumentar consideravelmente o dano, em troca da impossibilidade de se curar, o jogo dispõem de diversos pictos para combinar e aumentar ainda mais a possibilidade de builds.
Já citei que que as batalhas mesmo sendo por turno são mais dinâmicas e vou explicar o porquê: durante os ataques de inimigos é possível esquivar ou defender os golpes, a esquiva tem uma tempo maior de reação sendo a mais fácil de se executar com perfeição, já a defesa (parry) exige uma reação mais precisa sendo de certa forma mais difícil de se executar, porém mais recompensadora, pois pode-se contra atacar causando um dano elevado e ganhando um ponto de PA.
Não posso deixar de citar que a música de Clair Obscur Expedition 33, é maravilhosa, cada mapa possui um tema, assim como quando entramos em modo de batalha o tema da música muda de acordo com o mapa, é incrível como um detalhe assim torna o jogo ainda mais espetacular.
A trilha sonora ficou a cargo de Lorien Testard, um músico que foi encontrado pela equipe da Sandfall Interactive via Soundcloud e nunca havia trabalho com composição de música para jogos, o resultado foi um excelente trabalho, a trilha pode ser ouvida em diversos agregadores de áudio, recomendo demais conferir.
Em relação a visual, Clair Obscur Expedition 33 também gabarita nesse sentido, as animações, mapa e cenas são muito bem adaptadas na temática que o jogo permeia, fator preponderante para adaptar bem os personagens a ponto de fazer com que o jogador tenha empatia pelos personagens.
Clair Obscur Expedition 33, traz toda atmosfera de um excelente jogo, onde a narrativa conduz tudo de maneira engajante sempre apresentando respostas e ainda mais mistérios na jornada, além de uma mecânica de batalha primorosa, sem as cansativas horas de grinding que um RPG muitas vezes exige, para que se consiga avançar no jogo (ponto importantíssimo para quem tem o tempo escasso) e a trilha sonora, com certeza ficará na cabeça do jogador durante muito tempo.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm