Síntese: Dauntless - Neo Fusion

Dauntless

7 de janeiro de 2021
Cópia digital da versão de Switch do jogo gentilmente cedida pela Nintendo.

Jogos como serviço cada vez mais assumem uma posição de liderança no mercado de games. Dando o jogo base de graça, mas recheado de compras tanto cosméticas quanto de gameplays, várias empresas enxergam nesse modelo uma opção para conseguir lucrar e permanecer no vocabulário popular por um tempo maior. 

O modelo de gameplay de Monster Hunter, em si, já consegue fazer com que as pessoas joguem por anos e se sintam confortáveis descobrindo mais e mais estilos de jogo dentro daquela jogabilidade simples. Era questão de tempo até que algum jogo desse formato aparecesse no modelo de jogo como serviço. Dauntless, no caso, é exatamente isso. Ele pega os modelos principais de jogabilidade da série de caça aos monstros da Capcom e os coloca em uma ambientação mais cartunesca, com influências artísticas de desenhos americanos. As armas, que variam de armas de fogo até espadas e lanças, estão disponíveis desde o começo para o jogador encontrar a que acredita melhor se adaptar ao seu gameplay. 

As primeiras horas do jogo, seguindo essa fórmula, são de aprendizado. Seguindo bem os principais detalhes do game que é sua inspiração, ele traz intensas caças contra monstros, muitas vezes com jogadores aleatórios ou com você chamando seus amigos, e vai aos poucos te introduzindo detalhes das armas e do jogo. Após concluir as missões iniciais, eu já tinha coletado material o suficiente para construir várias armaduras e armas novas, e mesmo estando no Nintendo Switch já estava jogando com amigos que estavam no PC ou PS4 graças ao cross-play. A experiência estava bem divertida, até que ela se tornou repetitiva.

Após todo esse loop básico, o jogo acaba parando com suas variedades. Embora eu joguei no fim de 2020, onde um evento de Natal/Ano Novo estava rolando, logo se nota que as criaturas para se caçar e a variedade das armas construídas se esgota rápido, com cerca de 20 horas. Monster Hunter não entra nesse problema por a cada 15 horas de jogabilidade introduzir alguma mecânica ou variação de algum monstro que muda completamente o padrão que você está acostumado. Aqui, mesmo sendo um jogo que talvez deveria durar muito e muito tempo a fim de manter o jogador engajado, isso se perde rápido.

Oficialmente, o jogo saiu de seu beta em 2019 e chegou ao Nintendo Switch no final do mesmo ano. Pelo que pesquisei, ele já ganhou bem mais conteúdo do que em seu lançamento inicial, mas talvez a principal impressão que fica — como um jogo que quer ser um produto que evolui e se adapta com públicos e pedidos —, é que a velocidade de lançamento de novo conteúdo esteja bem lenta. Porém, não nego que as 20 horas antes dessa percepção pairar sobre mim foram extremamente divertidas.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm