Síntese: Despelote - Neo Fusion

Despelote

9 de maio de 2025
Código do jogo, na versão de Steam, fornecida pela publisher

Nostalgia é um sentimento muito poderoso. Colore nossas memórias e nossos eventos passados em diferentes tons e visuais e dá aquela sensação de calor agradável no peito. E em termos de transformar esses sentimentos em uma identidade visual para si mesmo, acho que Despelote fez isso de maneira quase perfeita. É só uma pena que eu não compartilhe muito dessa nostalgia.

Despelote é um jogo feito por Julián Cordero e Sebastian Valbuena, como uma espécie de aventura narrativa pseudo-autobiográfica, sendo uma contação de história nostálgica de acontecimentos de tempos anteriores que está banhada na popularidade do futebol na América latina. No começo dos anos 2000, o time de futebol de Ecuador estava se qualificando para a Copa do Mundo de 2002, e a história de Despelote te coloca em Quito, capital do Equador, como um Julián de oito anos. Julián, assim como o mundo ao seu redor, é fascinado pelo novo fenômeno que é o futebol, e a aventura de Despelote envolve a sua relação com esse fenômeno, sua vida corriqueira e as pessoas nessa versão nostálgica de Quito.

Pessoalmente, não gosto de futebol – talvez a superexposição, por morar no Brasil, tenha me deixado apático ao esporte – e isso é uma coisa que pode confundir a quem está lendo, por que se importar em dar uma olhada em um jogo que centra em algo de que eu não gosto? Porque às vezes, até os jogos que focam em algo do qual você não é fã podem ser recomendados e podem te cativar. Foi esse o caso com Despelote? Bom, mais ou menos.

As memórias coloridas de rosa de um pequeno Julián

 

Despelote é um jogo que pode ser classificado como “walking simulator“, aquele tipo de gênero que consiste em basicamente fazer você andar por aí e aproveitar a narrativa do jogo. Aqui e ali você pode interagir com seu ambiente e as pessoas, seja por um simples “olá” ou, mais importante, chutar a bola em direção a eles e ver como eles reagem. Você estará passando por diferentes períodos da vida de Julián, incluindo brincar com os amigos no recreio da escola, estar vendo a vida passar enquanto os seus pais dirigem o carro, um pouco de festas na adolescência, e outras situações corriqueiras.

Enquanto essas situações se apresentam, o assunto de futebol está constantemente aparecendo, ora em conversas comentando sobre o que aconteceu com o time Ecuador, ou notícias da televisão ou até mesmo quando Julián se desliga de uma situação e começa a sonhar e fantasiar sobre jogar um pouco de bola. É a temática que constantemente está aparecendo, e enquanto entendo que foi um impacto gigantesco na história do Equador, a narrativa de Despelote não tem muito mais além de “essas foram boas memórias” e “futebol estava em todo lugar, não era mesmo?”.

O visual de Despelote é com certeza o ponto mais forte do jogo, e gosto muito do contraste das cores com a sobreposição com as fotos

 

Se você partilhar dessas memórias nostálgicas com futebol, curtiu jogar o jogo na infância e lembra muito de ficar chutando a bola para os seus amigos enquanto conversava com eles, você provavelmente vai curtir essa representação de memórias afetivas, e creio que o visual ajuda bastante a ilustrar isso. O visual de Despelote é, sem dúvida, sua característica mais marcante: Uma combinação de tons de sépia e ocasionais tons fortes diferentes misturando um aspecto um tanto pontilhado que usa fotografias de lugares reais como base, unido aos designs de personagens preto-e-branco (a mesma cor da bola de futebol) bem simples e eficientes que garantem que você diferencie bem cada objeto interagível. Todo o visual do jogo dá um aspecto bem similar a um sonho, o que combina perfeitamente com a ideia de memórias nostálgicas, em minha opinião.

Dito isto, se você não se cativar muito pelo visual ou estiver com mais interesse na jogabilidade deste jogo, Despelote não vai ter muito a te oferecer. Não existem quebra-cabeças ou maiores objetivos ou algo que realmente te mova para a frente, sendo um daqueles jogos que você simplesmente perambula por aí e segue para o próximo segmento de história quando o jogo te deixa, algo que você já provavelmente deduziu dada a minha comparação a um walking simulator, mas que vale a pena ser reiterado. Tem algo de interessante em dar uma olhada no quanto o futebol ficou popular e mexeu com as memórias de alguém, a ponto de algumas situações cômicas serem colocadas, como pessoas querendo assistir ao jogo de futebol durante um casamento, mas já que não gosto do esporte e não há muito além do que memórias atreladas a isso em Despelote, simplesmente vou me reservar a dizer que não é um jogo para mim.

Você até pode jogar uma versão virtual de futebol no seu Playtendobox, se você quiser. Não controla muito bem, mas pelo menos você não precisa ser bom nele pra seguir em frente.

Despelote é um jogo todo sobre seu estilo visual e memórias evocativas. O universo com tons de sépia e visual único é cativante de se ver, mas se você não tiver gosto por um “walking simulator” meio que autobiográfico ou não tiver memórias ou ligações daquela época e “clima” social, não sinto que há muito para aproveitar em Despelote. Se você é do tipo que crê que um jogo vale a pena ser experimentado puramente para ser imergir naquele estilo visual, provavelmente vai achar algo que te cative aqui, mas para qualquer outra pessoa, digo que não vai encontrar muito motivo para jogar.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm