Levei mais tempo do que tenho orgulho de admitir para perceber que o título Dogurai nada mais é do que um trocadilho de dog + samurai. Dito isso, o conceito do jogo é simples: controlamos um cão armado com uma espada e devemos superar obstáculos e derrotar inimigos em ambientes que vão de vulcões até o espaço.
Duas coisas são bastante óbvias: a primeira é o estilo 8-bit monocromático do jogo, que imita o estilo visual de jogos de Game Boy. A segunda é a forte influência pelos jogos da série Mega Man — ao ponto de eu querer dizer que Dogurai trata-se de um megamanlike.
Porém, essas referências passam do ponto de homenagem e chegam a ser quase uma réplica. Tanto visualmente quanto em jogabilidade, Dogurai realmente assemelha-se a um jogo de Game Boy, e nem sempre isso é bom. A começar que os gráficos, embora um tanto charmosos, por vezes tornam a ação difícil de acompanhar, e são sinceramente cansativos depois de alguns minutos jogando. O mesmo vale para a trilha sonora, que naturalmente é em chiptune.
No âmbito de jogabilidade, Dogurai é igualmente simples. O pulo carece de física interessante, e, para atacar, contamos apenas com o combo básico de três golpes. É realmente uma viagem de volta à época em que jogos portáteis eram extremamente simples e sem firulas.
Como bom jogo retrô, Dogurai não tem uma grande quantidade de fases, mas compensa isso fazendo cada uma delas razoavelmente desafiadora. Não é um jogo extremamente difícil, mas algumas pegadinhas, somadas a checkpoints infrequentes, fazem da paciência uma virtude necessária. Admito que, em alguns momentos, me frustrei com desafios que não eram particularmente grandes, mas tornavam-se irritantes com a visibilidade e arsenal limitados do jogo.
Ao concluir a campanha (com uma narrativa também digna do Game Boy), percebi que peguei o final ruim. Deveria voltar e pegar os disquetes secretos de cada fase, mas…para isso seria necessário começar um novo save. Não, obrigado.
Dogurai não é ruim, mas o charme do cãomurai não sobressaiu a extrema simplicidade para mim. É uma boa para fãs nostálgicos do Game Boy ou de Mega Man clássico, ou talvez para speedrunners. Aliás, se você curte esse tipo de modalidade, pode assistir à run do jogo no Summer Games Done Quick.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm