Recentemente eu li O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway, e o livro descreve como a solidão do mar e a escuridão que fica a noite pode levar o pescador à loucura. Durante a noite não dá para saber se aquela sombra é um peixe, um outro barco ou alguma alucinação mesmo que está nos aterrorizando.
Dredge, jogo da Black Salt Games, tem uma premissa parecida. Por perder seu barco ao bater nas pedras de uma ilha desconhecida, o Pescador precisa recomeçar. Para ajudá-lo, o Prefeito da ilha dá um novo barco mas diz que será necessário pescar e vender peixes para o mercado local. Ele também dá um aviso: volte para a doca antes de escurecer.
Dredge possui diversos mistérios, como o que aconteceu com o antigo pescador, com o antigo prefeito e até mesmo sobre o surgimento da névoa que aparece ao anoitecer e enlouquece os pescadores. Todos os personagens esquivam das perguntas e a história do que aconteceu acaba sendo contada por mensagens dentro de garrafas que encontramos pelo mar. O que sabemos é que tem um grande tesouro perdido por ai, e antigos navegadores que tentaram abri-lo sumiram.
O começo do jogo é bem tranquilo porque ficamos limitados a ilha de Medula Maior e Medula Menor, conhecendo seus habitantes esquisitos e pescando para pagar a dívida. Apesar de às vezes ficarmos pescando até depois das 18h, não chegamos a precisar passar a noite navegando e não conseguimos sentir o perigo da noite no mar aberto, mas conforme o jogo avança o terror toma conta do pescador. Apesar de falar em terror, estou falando do sentimento do personagem porque, para o jogador, o jogo é mais tenso do que aterrorizante e não possui muitos jump scares.
O principal objetivo de Dredge é coletar relíquias para o Colecionador. Essas relíquias estão espalhadas pelo mapa e isso vai ditando pra onde você tem que ir. Em cada ilha, você vai encontrar pessoas e peixes diferentes e missões que precisam ser concluídas. Cada peixe é de um tipo específico que necessita de varas, redes e gaiolas própias para serem capturados que são obtidos através de pesquisas feitas pelo pescador.
A tarefa que mais realizamos é, obviamente, pescar. É bem fácil conseguir ver onde tem peixe, porque eles formam uma espuminha na água e para pescar temos que completar um tipo de mini jogo que consiste apenas em apertar o botão na hora certa para puxar a vara de pesca. Assim como dizem que na vida real é super relaxante pescar, aqui em Dredge isso segue verdade porque nossas únicas preocupações são apertar o botão na hora certa e não esgotar o grupo de peixes.
Outro “mini jogo” que temos é ser precisar arrumar o inventário e encaixar os itens que ocupam espaços diferentes (assim como no Resident Evil).
Assim que comecei a jogar, fiquei totalmente imersa no jogo. Eu sentava pra jogar e eu nem conseguia perceber que as horas estavam faltando e, juntando isso com a curta duração do jogo (levei em torno de 10 horas para finaliza-lo), consegui terminar em poucos dias. A arte do jogo é linda, a trilha sonora nos ajuda muito a nos sentirmos calmos durante o dia e tensos durante a noite. Outro ponto interessante é que o tempo no jogo só passa quando estamos navegando ou pescando, se ficamos parados fazendo qualquer outra coisa o tempo fica parado também.
Dredge é um jogo indie de pesca, com personagens e vibes esquisitas que é muito gostoso de jogar, diria que até mesmo cozy. Disponível a partir de 30 de março em Playstation, Nintendo Switch, PC e XBOX, é uma boa pedida pra quem gosta de jogo curtinho e tranquilo de jogar.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm