Drop: System Breach se coloca como um “roguelike hacking simulator“, que é certamente uma descrição e tanto. De fato, o jogo nos coloca na perspectiva de um invasor de sistemas e os objetivos são gerados proceduralmente, mas eu não diria que é exatamente um roguelike nem um simulador.
Em cada fase, devemos injetar comandos em um sistema alheio para explorar uma rede de computadores e então cumprir algum determinado objetivo; isso pode ser excluir um arquivo, inserir um vírus, extrair informações sobre um determinado usuário, entre outros. Contamos com um processador capaz de realizar algumas tarefas em paralelo, e nosso papel é ir determinando quais tarefas cumprir. Não é uma jogabilidade extremamente dinâmica mas, graças à defesa do sistema invadido, há sempre uma certa urgência.
O aspecto “roguelike” se dá pelos upgrades que podemos comprar com as recompensas das fases. Isso inclui mais e mais rápidos processadores, nossos próprios sistemas de defesa, ou serviços auxiliares que executam certas tarefas automaticamente. Certamente é legal ir melhorando nosso equipamento para tornar fases mais automatizáveis, porém a economia do jogo acaba sendo um pouco lenta demais. Os upgrades vão subindo de preço, mas as recompensas não acompanham, o que nos faz ter que jogar várias missões consecutivas para comprar apenas uma melhoria.
Como um todo, o jogo me engajou por algumas horas, mas acaba caindo em uma velha armadilha: ele é muito repetitivo para jogar com toda a atenção, mas também exige interações demais para se jogar de forma ociosa (enquanto assisto TV, por exemplo).
Há também uma narrativa que se desenvolve, mas admito que não consegui acompanhá-la porque achei o texto muito difícil de ler — há um filtro sob a fonte pixelada que me faz parecer que preciso de óculos (mesmo já estando de óculos). É, infelizmente, desagradável.
Drop: System Breach está disponível apenas para PC.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm