Síntese: Dying Light 2 - Neo Fusion

Dying Light 2

26 de abril de 2022
Cópia digital da versão de Xbox Series cedida pela Techland.

O principal motivo para eu ter pego Dying Light 2 foi para jogar co-op com um amigo. Porém, houve um imprevisto: após termos nossas cópias do jogo, eu no Xbox Series X e ele no PS5, descobrimos que o jogo lançou sem cross-play. De fato, antes do lançamento, foi dito que o jogo “terá crossplay”, mas aparentemente não percebemos que o tempo verbal indicava um futuro que ainda não chegou.

Frustrados, acabamos tendo que jogar sozinhos e separadamente. Após algumas horas com o jogo (sinceramente ele jogou mais do que eu), chegamos a um consenso: o jogo é excepcionalmente… medíocre. Não há nenhum aspecto particularmente ruim, mas também não achei nada empolgante ou divertido. É tudo exatamente no meio.

Eu nem jogo tantas coisas no estilo “apocalipse zumbi”, mas ainda assim fiquei com a sensação de que já joguei Dying Light 2 dez vezes antes. O enredo, o mundo, o combate, a estética, os personagens… É tudo genérico e desinteressante. Os diálogos estavam me irritando ao ponto que comecei a pular as sequências assim que alguém começava a falar.

O combate, focado em corpo-a-corpo ao invés de metralhadoras e escopetas, não é exatamente o mesmo de sempre, mas ainda não é satisfatório. Em primeiro lugar, é difícil fazer corpo-a-corpo funcionar bem em em perspectiva de primeira pessoa; não há muito sucesso aqui. Além disso, há um sistema de durabilidade de armas, supostamente para incentivar um uso variado de equipamentos, mas até onde joguei senti que todas as armas eram meio parecidas. Por fim, um ponto em particular me tirou completamente da possível imersão durante as lutas: o design de som. Jogando com fones de ouvido, grunhidos de zumbis vêm de direções aparentemente aleatórias. Algumas vezes ouvi um barulho vindo da direita e, ao virar, não havia nada ali — talvez o zumbi estava de fato à esquerda.

O diferencial de Dying Light em relação a outros jogos de zumbi é a movimentação de parkour. Aí o problema é que as opções começam tão limitadas que não senti nenhuma vontade de continuar o jogo ao ponto de evoluir o personagem e tornar sua mobilidade mais divertida. Começamos com uma barra de estamina risível (eu consigo escalar mais que esse cara) e quase nada para fazer além de pular. Dá para sentir que o jogo te ajuda a acertar pulos, ao ponto de parecer em alguns momentos que há uma força invisível te empurrando para frente. Isso é para deixar o sistema menos frustrante, mas também parece quebrar o propósito do parkour.

Por fim, a parte visual deixa a desejar imensamente. Nem tanto em termos de resolução e framerate, que são aceitáveis, mas por causa das cores. Não sei se é um bug com o HDR, mas as cores estavam parecendo extremamente lavadas e praticamente indistinguíveis. Frequentemente tive que ajustar o brilho do jogo e da TV para tentar enxergar qualquer coisa e, mesmo em cenas diurnas, parece que toda a paleta de cores é marrom esverdeado.

Minha impressão é que Dying Light 2 foi feito para satisfazer todos os “requisitos” de jogos de zumbi, e acaba não se destacando de qualquer forma. Não é profundamente desagradável, nem tecnicamente quebrado, é apenas extremamente genérico. Em todo momento que passei com ele, desejei estar fazendo qualquer outra coisa.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm