Hoje em dia temos uma variedade de jogos de fazendinha e acredito fortemente que o público alvo são os millenials com 28 anos ou mais que não aguentam mais a vida na cidade e usam jogos do tipo para dissociar e viver numa deliciosa realidade paralela.
Everdream Valley é um jogo desenvolvido pela Mooneaters e publicado pela Untold Tales onde jogamos com uma criança que vai passar as férias na fazenda dos avós. Chegando, a criança percebe que a fazenda não é mais gloriosa como era antes e vai então ajudar seus avós a recuperar o brilho que ela já teve.
O jogo não possui uma história muito definida. Começamos pegando lixo para limpar a fazenda, depois precisamos recuperar as galinhas que fugiram, consertar o galinheiro, recuperar a vaquinha que fugiu e assim por diante, mas nada nunca é desenvolvido. É um eterno ciclo de tarefas que precisam ser realizadas para descobrirmos novas ferramentas e receitas para progredir.
Um ponto que surpreende bastante é o tamanho do mapa. Everdream Valley é muito grande e permite uma exploração bem legal do jogo. Mesmo o jogo sendo totalmente baseado em missão atrás de missão, não temos que cumprir as tarefas em um tempo específico, o que permite que o jogador possa fazer o que ele quiser.
Cuidar dos animais é um dos pontos mais legais do jogo. Temos que dar comida, biscoito, remédio quando estão doentes e então podemos tirar leite, cortar lã, pegar os ovos. Muitas dessas interações, como tirar leite e cortar lã, são através de mini games, o que pode ajudar a deixar o jogo menos tedioso. Não existe punição alguma caso você erre alguma coisa no mini jogo, ele vai sempre esperar o jogador conseguir 100%. Temos outras tarefas também, como cozinhar para aumentar o vigor, cuidar e colher as plantações, consertar cercas e explorar o vale. O gráfico do jogo é muito fofinho e a trilha sonora é bem gostosa de ouvir.
Mesmo com esses pontos positivos, Everdream Valley acabou não me agradando tanto. Encontrei vários problemas durante o jogo que fizeram parecer que não era um produto finalizado. Joguei no PS5 e teve momentos que o FPS caia absurdamente só por ter uns itens a mais no chão, por exemplo. Fui montar o espantalho e mesmo com espaço na mochila, o chapeu que eu peguei não apareceu em lugar nenhum, depois de alguns dias do jogo ele apareceu no bau. Algumas missões não eram bem sinalizadas e precisei reiniciar o save algumas vezes para conseguir progredir, como se tivessem sempre pequenos bugs no jogo. Outro ponto também é a falta de customização em roupas, acessórios pros animais.
Senti que Everdream Valley é um jogo mais para crianças, o que não é problema algum! Para criança pode funcionar bem, mas se você é millenial cansado como eu, talvez não seja a melhor opção. Talvez com melhorias desses pequenos bugs e alguma qualidade de vida,o jogo fique mais legal. Falta um pouco de conteúdo também. Mesmo com diversos tipos de animais, uma vez que levamos eles pra fazenda não tem muito mais o que fazer, os sonhos que temos (que também são outros mini games) não adicionam tanto assim para tornar Everdream Valley um jogo que me faz querer voltar sempre.
Everdream Valley é um jogo mediano, que pode até entregar o que promete mas joga um grande potencial fora, ainda mais com o tamanho do mapa e o tanto que poderiamos fazer nele. Talvez com adição de mais itens customizaveis, novas dinamicas, aproveitamento melhor do que temos e otimização possa melhorar a jogabilidade para todos os tipos de jogadores.
Everdream Valley está disponível para Nintendo Switch, Playstation, PC Windows e Xbox One.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm