Síntese: Fall Guys - Neo Fusion

Fall Guys

17 de agosto de 2020

Diversão é um termo muito associado aos videogames, costuma até ser o indicativo da qualidade de um título. Fall Guys é um jogo que, curiosamente, demonstra a diversidade presente na diversão além da ideia de algo engraçado ou trivial. Não estou dizendo que é uma experiência profunda, mas que a diversão envolve nuances de sensibilidades: do risível para a tensão que se torna alívio, triunfo ou frustração.

Fall Guys é inspirado nos programas de televisão em formato de gincana, que aqui no Brasil ficou consagrado nas Olimpíadas do Faustão. O jogo consiste em uma série de minigames, o personagem que você controla é desengonçado e pode se vestir com as roupas mais ridículas, elementos esses que dão graça tanto a experiência do jogo quanto dava aos programas de TV em que foi baseado. Em Fall Guys, existe algo de curioso acontecendo na tela mesmo nos erros de controle mais bobos ou catastróficos.

O jogo pode ser descrito como um battle royale, estilo que se tornou um dos mais populares dos últimos anos. O diferencial de Fall Guys são os meios que o jogador utiliza para ser o vencedor dentre as dezenas que competem: as experiências dos outros jogos se concentram em verbos violentos, enquanto que Fall Guys remete até a algumas brincadeiras de criança.

A estrutura de partidas em minigames oferece uma dinâmica nova nesse gênero. Essa segmentação permite que mesmo o jogador menos habilidoso garanta alguma conquista. Outro fator é a expectativa alimentada em cada passagem dessas etapas em busca da coroa, a vitória geral. Soma-se isso ao fator imprevisível do comportamento dos outros competidores, pois em um minigame que já é familiar, curtos espaços de tempo podem separar o jogador de uma vitória épica a uma desastrosa eliminação nas últimas posições.

O jogador evolui de níveis conforme joga, onde acumula experiência e libera roupinhas ou ganha moedas e coroas. Mesmo que um jogador não complete nenhuma partida vitorioso, o desempenho das outras fases pode garantir uma boa pontuação e ir evoluindo de níveis, acessando os conteúdos que o jogo oferece.

Recompensas que o jogo oferece a cada nível.

A jogabilidade de Fall Guys consiste em três botões: pular, mergulho para frente e agarrar. Com essas poucas ações, o jogo oferece dinâmicas diferentes por conta da criatividade das fases. No entanto, por se tratar de um multiplayer que necessita de uma retenção de jogadores, como o estúdio (Mediatonic) vai continuar apresentando novidades para manter sua relevância? Pois está sendo mais fácil de imaginar uma relação de via única, dos jogadores dependerem de o estúdio apresentar novas fases, ou dinâmicas extras para as já existentes.

Por enquanto, o barulho ainda é grande, o público está conseguindo retroalimentar o início de vida do jogo. No caso, além de jogar, observar a experiências e reações de outros jogadores tem sido parte da diversão: reagir a memes, clipes de situações absurdas, montagens com narração do Faustão, ver pessoas jogando com a guitarra do Rock Band ou o tapete do Dance Dance Revolution.

Fall Guys criou um ecossistema dentro e fora do jogo por ser uma experiência acessível tanto de acompanhar (por conta de ter poucas mecânicas) quanto de uma pessoa que tem pouca vivência como jogador ou jogadora conseguir jogar. Tornando-se irrelevante ou não daqui a pouco, Fall Guys permitiu, ao menos, enxergar um caminho em que o estilo de jogo mais popular na atualidade pode ainda ser reinventado para divertir os mais diversos tipos de jogadores, através de uma experiência mais amigável e leve tanto em gameplay  quanto em temática.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm