Síntese: Floodland - impressões da demo - Neo Fusion

Floodland - impressões da demo

21 de outubro de 2022

Desenvolvido pela Vile Monarch, Floodland é um jogo de estratégia de sobrevivência no qual defendemos a humanidade de sua extinção de uma vez por todas. Com previsão de lançamento para 15 de Novembro de 2022 na Steam, a desenvolvedora liberou uma demo para podermos ver um pouco do que o jogo tem para oferecer.

mapa inicial

Floodland aborda um tópico delicado: problemas climáticos. Depois de ser totalmente inundado, o mundo agora encontra-se quase inabitável e com a humanidade quase extinta e nosso objetivo é conseguir fazê-la prosperar novamente.

O mundo sofreu as consequências climáticas e agora está totalmente inundado. A humanidade está quase extinta e lutando para sobreviver e repopular a Terra. No começo, podemos escolher entre 4 tribos diferentes, que possuem características específicas que vão influenciar na jogabilidade e na harmonia do seu clã, alfo que não foi possível testar na duração da versão. Além disso, é possível escolher entre 4 dificuldades antes de começar seu save.

As tribos de Floodland

seleção de tribos

O jogo é diferente de outros do gênero, como Frostpunk onde o jogo se passa todo em um lugar específico do mapa. Em Floodlands o terreno é extremamente limitado e necessário para podermos crescer, então o jogador precisa ir em expedições para achar mais terra para poder expandir sua tribo e, consequentemente, aumentar a humanidade.

Aqui temos um bom trabalho de atrelar o começo da história do jogo com o tutorial. Mostrar a necessidade de buscar comida, água potável para poder sobreviver e entulhos, madeiras e pedra para poder construir estabelecimentos melhores para a população.

Uma mecânica interessante é a forma de progressão para conseguir pontos de pesquisa e liberar mais construções. O mapa está repleto de ruínas de construções destruídas pela enchente e neles temos relíquias e livros do “velho mundo”. Esses itens são utilizados para estudo, que produz pontos de pesquisa, e para dar habilidades para as pessoas conseguirem trabalhar em profissões específicas como pescador e cozinheiro, então a parte de exploração é crucial.

arvore de pesquisa

A arte do jogo imita aquarela e achei um pouco sombria o que, na minha opinião, combina muito com o mundo pós apocalíptico. Porém, a trilha sonora – pelo menos na demo – é bem calma e ajuda o jogador a se concentrar bem nas tarefas a serem executadas.

O começo do jogo é extremamente lento, até mais do que outros jogos do gênero. Apesar de ter a opção de acelerar o tempo eu fiquei a maior parte da campanha esperando as coisas acontecerem e, quando finalmente começaram a acontecer e o jogo ficou mais interessante, a demo acabou – o que foi uma ótima estratégia porque agora eu quero jogar a versão final. Conforme o jogo progride, nos são apresentados possíveis dilemas e decisões que precisamos tomar e que irão afetar diretamente o contentamento da sua tribo, como o que fazer quando tiver a primeira morte, se devemos investigar uma água com cheiro estranho e se devemos intervir em conflitos entre trabalhadores.

Floodland não possui, a princípio, uma história inovadora mas é uma boa adição ao catálogo de jogos de estratégia. Poder explorar um mapa gigante, ruínas do passado e procurar por terras para poder expandir é algo que me surpreendeu – se for colocar de maneira simplória me lembrou uma combinação de Civilization ou Humankind com Frostpunk, dois jogos que eu gosto bastante. E o possível combate com diferentes facções também é algo que quero muito ver na versão final, assim como o impacto da escolha da tribo na evolução da humanidade.

Floodland estará disponível para PC pela Steam no dia 15 de Novembro de 2022.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm