Síntese: Ghostrunner - Neo Fusion

Ghostrunner

11 de novembro de 2020
Cópia digital da versão de PS4 do jogo cedida pela 505 Games.

Situado num universo cyberpunk pós-apocalíptico onde assumimos o papel de um amnesiado e mortífero robô-ninja com a missão de derrubar um tirano opressor, Ghostrunner é o mais recente título da desenvolvedora polonesa One More Level. Trata-se de um jogo de ação em primeira pessoa com seções de plataforma que pega elementos já vistos em games como Katana Zero, Mirror’s Edge e Superhot, numa tentativa de dar sua própria interpretação para as mecânicas desses jogos.

O loop de gameplay é baseado em tentativa e erro: você é posto diante de desafios de plataforma que devem ser superados utilizando habilidades como correr pelas paredes, pular para lugares distantes com o auxílio de um gancho e do famoso (e sempre certeiro) dash. Também é possível deslizar por superfícies íngremes a fim de ganhar velocidade e combinar todas essas técnicas citadas. Tais trechos são intercalados com arenas onde você deve enfrentar inimigos que te matam com apenas um hit, o que quer dizer que morte é uma coisa recorrente no jogo (e que, felizmente, te coloca rapidamente de volta à ação).


As habilidades de combate do personagem que dá nome ao jogo variam de espadadas que podem cortar ou repelir balas, técnicas de desaceleração do tempo que auxiliam no posicionamento diante das ameaças e mais um tanto de técnicas especiais que funcionariam bem num jogo do Genji, de Overwatch, caso ele tivesse uma aventura solo. Há até um sistema de upgrade onde você instala chips no personagem executando uma espécie de quebra-cabeças com peças de Tetris.

O problema é que, pelo menos no PS4, Ghostrunner foi uma experiência péssima para mim. Por conta da forma como o jogo é estruturado, pela maneira como a câmera se mexe e por toda a velocidade com que você precisa se mover no cenário, o ideal seria que o game rodasse numa taxa de quadros estável — especificamente 60 fps —, que os controles fossem precisos e bem balanceados e que o visual não sofresse com problemas de screen tearing (presentes inclusive na CG de abertura do jogo). O exato oposto disso tudo ocorre.

https://www.youtube.com/watch?v=Lr86MTd0ol8

Recheado de cenários com texturas feias e que parecem ter saído de um jogo da sétima geração, controles que nunca ficam fáceis de usar independente da configuração que você escolher, frame rate que sofre para se manter em meros 30 quadros por segundo e uma câmera que acaba por causar mais enjoo e dor de cabeça do que oferecer uma experiência prazerosa de velocidade e perigo, Ghostrunner se prova um port um tanto quanto inaceitável e um jogo que funciona infinitamente melhor num PC. É torcer para que, com a chegada da nova geração, os desenvolvedores consigam trazer um patch que torne o jogo mais…jogável nos consoles.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm