Síntese: God of War (2018) - Neo Fusion

God of War (2018)

22 de fevereiro de 2022
Cópia digital da versão de PC do jogo cedida pela PlayStation Brasil.

O hack and slash God of War foi um grande sucesso com seu lançamento para o PlayStation 2 lá em 2005, apresentando o personagem Kratos e toda a sua jornada contra os Deuses do Olimpo. Seu sucesso cresceu foi tamanho que ganhou uma continuação para o mesmo console e uma terceira entrada numerada para o PlayStation 3 — isso sem contar os títulos de PSP, que também eram bastante divertidos para a época.

O mais esperado — e que também se mostrou uma grande surpresa — foi a chegada de uma continuação para a geração do PlayStation 4, na qual interpretamos um Kratos mais velho e experiente, obrigado a enterrar sua esposa e se preocupar com seu filho, Atreus. Mesmo que estejamos em um ambiente nórdico, os Deuses de seu passado não o deixariam esquecer o que já ocorreu, voltando para assombrar sua vida de pai viúvo e “tristão”.

Agora, em 2022, God of War (2018) já não é mais uma novidade para a maioria dos jogadores e jogadoras, mas não por muito tempo. Uma versão recentemente lançada para os PCs chegou para trazer de volta as discussões acerda do título. Assim como Death Stranding, Days Gone e, logo em seguida, Horizon Zero Dawn, os fãs aguardavam a chance de jogar com Kratos em uma plataforma mais customizável, chegando em um ótimo momento para o aguardo do vindouro God of War Ragnarök.

Não temos nenhuma mudança na história, então o importante aqui será falar sobre as melhorias gráficas, desempenho no PC e o que as pessoas mais gostam: mods. A intenção é trazer tudo de maneira bem dinâmica e fácil. Afinal, as pessoas só querem saber se vale a pena jogá-lo no PC, principalmente para aqueles que tiveram a chance de jogar no PS4 e querem experimentá-lo em outra plataforma.

Devo admitir que estava esperando algo bem grandioso para os gráficos, mas isso só me surpreendeu em alguns pontos durante a campanha. O ponto de maior diferencial, para mim, foi a água — que parecia mais cristalina e limpa, trazendo uma ótima definição de movimento quando estamos no barco. A movimentação dos personagens em momentos de luta ou quando estamos apenas caminhando pelo mapa também é impressionante — sentimos tudo ocorrendo de maneira mais fluida e menos “mecânica”, não parecendo tão travado quanto a versão original de PS4.

O desempenho no PC é realmente melhor que no console. Mesmo jogando em um PC não tão potente assim, ainda consegui ter uma ótima qualidade gráfica e sem qualquer tipo de travamento. Porém, caso você tenha um PC um pouco mais fraco, ainda é possível tentar experimentar o jogo graças ao menu de configurações. Por lá, é possível mexer na escala de renderização, qualidade de exibição, limite de fps e qual o dispositivo de vídeo disponível em sua máquina. Devo admitir que não ficará a mesma coisa caso seu PC seja muito “de entrada”, então compre apenas se realmente seu PC aguentar a qualidade alta/ultra.

Os mods foram o ponto alto desse jogo, trazendo várias oportunidades engraçadas durante a campanha, como o protagonista com os olhos gigantes, CJ no lugar do Kratos e Atreus com o rosto do espartano. No momento o que mais aguardo é o mod do Thomas, o Trem que é sempre um clássico dos mods em games de PC. Além das brincadeiras, a comunidade tem se empenhado bastante em mods de textura, ajudando os players que querem uma qualidade melhorada caso joguem em um PC sem potência, dando uma oportunidade bem bacana. O mais interessante que encontrei foi o mod “Ray Tracing”, deixando o jogo mais bonito do que já é. No site do NexusMods, há várias opções interessantes e que valem bastante a pena.

Então você, que é um fã de “God of War” e tá afim de jogar novamente a história de Kratos ao lado de Atreus, não pode deixar de aproveitar essa oportunidade no PC. É uma ótima pedida principalmente com as possibilidades que são dadas na plataforma de jogar de uma maneira diferenciada. E, para aqueles que não tem um console e sentem vontade de experimentar, agora é a hora, já preparando o coração para a continuação — que, reza a lenda, chega ainda em 2022.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm