Alguns jogos me lembram quão difícil desenvolver um videogame ainda é. Hazel Sky acaba sendo um deles. A premissa e até a execução do jogo são interessantes, mas a parte técnica da obra deixa a desejar e — infelizmente — impede o aproveitamento de suas partes boas.
Controlamos um garoto que está passando por um ritual de iniciação — aparentemente de uma sociedade composta inteiramente por engenheiros aeronáuticos. A história se desenvolve em três ilhas: em cada uma, devemos consertar uma máquina voadora usando dicas e peças encontradas no ambiente para poder progredir.
Na prática, acaba sendo uma versão um pouco mais interativa de um walking simulator, já que os puzzles não são particularmente complexos e os elementos do ambiente servem principalmente para desenvolver aquele universo. A maior parte das falas são do próprio personagem falando consigo, mas depois de encontrar um rádio, há também uma troca de diálogos com outra garota passando pelo ritual. Considerando que é um jogo de uma equipe pequena, achei as falas bem dubladas e os personagens simpáticos.
O maior desafio, então, é na tecnologia do jogo. Apesar de o ter jogado no Xbox Series X, Hazel Sky não recebeu qualquer otimização para rodar melhor nele. O resultado é que realmente parece um jogo da época do lançamento do Xbox One — 30fps, motion blur pesadíssimo e resolução baixa. Não fui atrás para confirmar, mas só de ver o jogo, tenho quase certeza que foi feito na Unreal Engine sem qualquer otimização específica e, consequentemente, é visível o quanto a própria engine está tentando manter o desempenho. Ao girar a câmera, artefatos de renderização temporal enchem a tela, tornando tudo um tanto difícil de enxergar. No mínimo, uma atualização 60fps para Series S e X tornaria a experiência muito mais agradável.
Tratando-se de um jogo curto, de umas 3 horas, eu estava disposto a tolerar isso porque realmente estava curtindo os outros aspectos, incluindo uma divertida experiência alucinógena com cogumelos. O problema foi que, no final da segunda ilha, o jogo não habilitou o botão que eu precisava pressionar para ativar a cutscene e passar para a próxima fase. Tentei reiniciar o jogo, reiniciar o Xbox, e nada. Talvez começar um novo save resolveria, mas eu não queria tomar essa chance. Então, infelizmente, não consegui terminar Hazel Sky.
Como eu disse, desenvolvimento de videogames é difícil. Eu não quero deixar a impressão de má vontade em relação ao jogo — se os desenvolvedores lerem este texto, saibam que eu admiro o esforço colocado no jogo e registro aqui minhas sugestões de onde melhorar em seu próximo projeto.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm