“Sterblitch, o que é a vida?”, é além de pergunta geradora de um excelente vídeo de gracejos da internet, a forma cotidiana com a qual o Abujamra terminava o saudoso programa Provocações. Quase nunca a resposta satisfazia muito o Abu, um cara bastante erudito, inteligente e tendo lá sua boa dose de cinismo. A rotina, inclusive, era ela ser repetida no intuito de fazer o entrevistado retrabalhar um pouco o pensamento e a resposta.
Humanity é um jogo sobre dar um jeito de seguir em frente, desviando aqui e ali no caminho atrás de coisas que façam valer a pena a jornada, evadindo de perigos, ou quem sabe encarando eles de frente quando possível. Fosse essa uma resposta direita para o apresentador, ela seria bastante mediana, mas felizmente essa resposta é acompanhada de um videogame de quebra-cabeças com várias sequências (capítulos ou mundos) contendo diversos estágios cada.
Controlamos um simpático cachorrinho astral e temos de guiar os caminhos da turba. Nas fases, quase sempre há uma porta da qual sai um fluxo continuo de humanos, e com o cão vamos deixando comandos pelo caminho, interagindo com elementos e obstáculos de cenário para fazer a galera chegar no ponto final. Existem jeitos mais diretos, mas o jogo demanda a coleta de um certo numero de Goldys para poder prosseguir no fim da sequência. Goldys são figuras humanoides maiores e douradas, e coletá-las pressupõe traçar um caminho menos direto e óbvio até o(s) ponto(s) final(ais).
Começamos com o simples comando “vire”, cabendo ao jogador dizer para qual direção a partir de levar o cachorro no local e dar o direcionamento. Depois temos outras habilidades como pulo, pulo alto, pulo longo, flutuar, etc. Cada comando vai se combinando e sendo utilizado para chegar ao fim do cenário. A própria turba pode empurrar certos objetos, e em dado momento entrar em conflito seja no corpo a corpo ou armado. Também existem outras surpresas mais pro final.
Geralmente podemos ir dando comandos em tempo real, mas existem estágios, principalmente na sequência “destino” no qual é necessário deixar todos eles prontos e depois apenas dar o play. Este é um exemplo de como Humanity vai propondo abordagens distintas ao longo da campanha.
O ponto mais empolgante de Humanity é cada sequência trazer novas ideias e propostas pro pacote, seja a partir de uma nova mecânica, gimmick ou obstáculo, e a partir daí iterar em diferentes proposições. É a cartilha de um bom jogo de puzzle, e este ainda se sobressai pela direção de arte. Naturalmente é um título mais acessível, não sendo muito difícil nem de entender o que está rolando no mapa, na maior parte do tempo tudo é bem sinalizado, e nem sendo particularmente complicado realizar os desafios, o jogo não é punitivo e os estágios em si são desenhados para quem joga entender a partir da experiência, experimentação e da observação as possíveis soluções.
Há algum foco em plataforma, e é naturalmente onde o game é mais esquisito. O cachorrinho é rapido, mas seus pulos não são lá muito precisos ou distantes. De qualquer forma, existe uma habilidade de se conectar com o fluxo e poder ir “deslizando” junto ao rio de gente, inclusive se impulsionando num pulo ao sair dali.
Ao fim de tudo, com alguma coisa para se pensar e tendo passado por uma excelente campanha de quebra-cabeças espaciais, Humanity ainda traz um criador de estágios, nos dando a oportunidade tanto de criar quanto engajar com mais fases feitas pela galera ao redor do mundo.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm