Nos últimos dois anos uma onda de bons jogos brasileiros têm aparecido com certo destaque entre a mídia não só nacional mas como internacional também.Casos como dos bastante elogiados Unsighted e Kaze and The Wild Masks, assim como o recente Fobia, são uma prova clara de que nossos desenvolvedores brasileiros estão em uma fase muito promissora e o Brasil certamente é um lugar que vai oferecer cada vez mais com os jogos produzidos por aqui, que além de qualidade, possuem variedade nos seus gêneros, indo de metroidvania a survivor horror. Nesse meio de boas produções temos Josh Journey: Darkness Totems, um beat’em up cheio de charme. Mas sera que é só isso ou ele tem mais a oferecer além de um visual encantador?
Desenvolvido pela Província Studio, Josh Journey é um jogo de um gênero que ficou popularmente conhecido no Brasil como briga de rua, mas chamados oficialmente como Beat’em ups. Nesse tipo de jogo geralmente temos cenários em 2D ou 3D em progressão quase sempre linear onde enfrentamos inimigos pela fase até chegar em um chefe. Josh Journey se apresenta como um título de porradaria 2D que pode ser jogado sozinho ou em coop com até outras três pessoas. Um grande diferencial dele é que mesmo jogando sozinho, você pode alternar entre os quatro personagens jogáveis, algo que deixa a jornada além de mais divertida, bem menos repetitiva.
Na história temos um grupo de heróis em um mundo de fantasia medieval cuja missão é destruir um totem maligno que vem trazendo destruição para a região do vale do vento. A premissa em si é algo bem simples, então em termos de narrativa não espere muito, afinal embora o mundo exale criatividade visual em sua construção,a história está ali só como uma desculpa pra ação ocorrer. Isso não necessariamente é algo ruim, pois Josh Journey cumpre bem seu papel. Cada personagem tem seu próprio estilo de combate e suas habilidades se complementam, cabendo a você decidir qual se encaixa melhor no estilo.
É possível evoluir seus personagens em combate e ganhar novas habilidades, tendo seu leque de opções de combate cada vez mais cheio de possibilidades. Ainda temos os especiais que são um show à parte. O combate em si não é nada diferente do que o gênero costuma apresentar, mas tem o suficiente pra fazer a jornada de Josh singular.
Artisticamente falando o jogo é um espetáculo, justamente por ter sido todo desenhado a mão. Os gráficos são lindos, as cores são vibrantes e todo design de personagens é incrivelmente único. Claramente inspirados por A Hora de Aventura e Steven Universe, animações do Cartoon Network que estão dentre as melhores dos últimos anos, Josh Journey é um atrativo para todas as idades.
Por mais que sua arte seja extremamente criativa, o nome dos personagens secundários e inimigos soam bem genéricos. Funciona, mas pra um jogo que tem diversos pontos positivos justamente concentrados na capacidade criativa do jogo, é uma pena não acompanhar todos os seguimentos do mesmo.
No fim, Josh Journey: Darkness Totem é uma obra que cumpre muito bem o seu papel e diverte bastante. É um jogo gostoso de se jogar e que fica ainda melhor junto com amigos. É bonito ver os desenvolvedores brasileiros brilhando com seus bons jogos e entregando experiências tão boas quanto as daqueles que os inspiravam. Isso reforça cada vez mais que nossa base vem forte e a jornada de Josh e seus amigos deixou mais claro ainda. A importância é imensurável para nosso mercado, que é gigantesco mas ainda precisa se provar de várias formas para o mercado externo. É uma alegria ver jogos como o da Província Studio apresentar tanta qualidade e ser mais uma forma de mostrar o quanto nós brasileiros podemos e seremos uma potência quando se trata de vídeo games.
Josh Journey: Darkness Totem está disponível para Playstation 4, Nintendo Switch, PC e consoles da família Xbox.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm