Diretamente ligado tanto aos eventos do Life is Strange original quanto ao capítulo mais recente, True Colors, Life is Strange: Wavelengths é um DLC um tanto diferente. Em vez de servir como uma nova aventura nesse universo ou um complemento à sua estrutura principal, ele serve para trazer mais profundidade a Steph — personagem secundária que comanda a estação de rádio de Haven Springs.
Nele, acompanhamos desde o momento em que ela chega à cidade após um fim de namoro desastroso até a maneira como ela se acomoda ao local e começa a fazer parte de sua comunidade de moradores. No entanto, não espere aqui nada muito profundo: cada uma das quatro “estações” mostradas é representada por um dia de trabalho, cabendo aos elementos do cenário contarem o que mudou de uma cena para outra.
A cada mudança de estação, vemos como o ambiente de trabalho de Steph — e a loja de discos associada — muda para refletir sua personalidade. Se no começo estamos lidando com uma loja de discos cheia de CDs que aposta em um catálogo generalista, ao final estamos lidando com um local especializado em vinis e gêneros mais alternativos e compatíveis com os gostos de moradores locais.
Além do cenário, a narrativa também se desenvolve através das roupas da protagonista e pelos diálogos registrados em seu smartphone. Também há uma série de conversas travadas pelo smartphone — poucas delas em tempo real — e um aplicativo de namoro no melhor estilo Tinder, cujos contatos podem adicionar alguns elementos visuais e narrativos dependendo do lado para qual você arrasta cada opções disponível.
A opção de focar somente em Steph e seu ambiente de trabalho faz com que Life is Strange: Wavelengths seja um conteúdo um tanto solitário. Você sempre está conversando com alguém de alguma forma, mas tudo acontece de maneira remota. É legal saber que houve uma evolução da protagonista e de seu relacionamento com outras pessoas, mas é meio estranho ver tudo isso acontecendo em segundo plano, e não nos momentos em que estamos vendo — e controlando — Steph.
A exceção acontece no momento em que a personagem se reconecta a um antigo colega de escola e participa de uma sessão de RPG com ele. Ao mesmo tempo em que esse trecho traz um grande impacto emocional, para que isso aconteça é necessário ser um grande conhecedor da série para que isso seja bem-sucedido. Sem entrar em spoilers, se você não jogou Life is Strange ou Life is Strange: Before the Storm, há grandes chances de você não entender a importância desse momento.
Em resumo, Life is Strange: Wavelengths é um bônus excelente para quem gosta da franquia e já foi cativado por Steph em capítulos anteriores do que algo que faça detratores mudarem de ideia ou forneça um novo caminho para a franquia. É ótimo retornar a Haven Springs e visitar novamente a cabine de DJ, mas se você não gostou de sua primeira experiência aqui — ou está chegando aqui pela primeira vez —, as coisas só devem ser meio sem graça ou sentido.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm