Quando ouvi os primeiros comentários sobre Marvel Snap, quase imediatamente levantei uma muralha ao redor do assunto. Primeiro porque já é difícil um jogo mobile me convencer. Segundo que jogos de cartas colecionáveis (TCGs) são um chão muito fértil para mecânicas de gacha e lootbox que acabam tornando esses jogos predatórios. Até mesmo os jogos baseados nos TCGs clássicos como Magic The Gathering e Pokémon acabam caindo nessa.
Passaram-se algumas semanas e ouvi mais e mais gente comentando que o jogo é bacana e os sistemas de monetização não são abusivos. Com meia hora pra matar, baixei o jogo no iPad e joguei umas partidas. Uma semana e pouco depois, ainda estou jogando Marvel Snap diariamente. Parabéns Marvel, você conseguiu.
Marvel Snap ainda me parece um descendente direto de MTG (como quase todos os TCGs), envolvendo o elemento básico de cada carta ter um custo, um poder e a maioria terem alguma habilidade especial. O fator distintivo do jogo é que as partidas ocorrem em três zonas e o vencedor é quem conseguir o maior poder em pelo menos duas delas. Cada zona tem algum efeito particular, tornando a estratégia de cada partida única, e em geral impedindo que jogadores dependam demais em alguns poucos combos.
Além disso, para encaixar melhor no formato mobile, há duas restrições severas: cada partida dura apenas 6 turnos e cada deck contém no máximo 12 cartas. Então estratégias de enrolamento são completamente ineficazes e não faz sentido ter mais do que uma ou duas cartas de custo alto no baralho.
Para quem gosta de decks rápidos em MTG, é mais ou menos como se todos os jogadores tivessem que jogar assim. Ao observar partidas, percebo que nem todo mundo percebeu isso ainda, e alguns ainda tentam guardar alguma estratégia grandiosa para virar a partida no final. Curiosamente, o deck que me deu mais sucesso até agora é justamente um repleto de cartas de custo 1 ou 2, e geralmente posso entupir a mesa de heróis quando necessário.
O legal, pra mim, é que cada partida dura apenas uns 5 minutos e me sinto satisfeito após uma sessão de 20 ou 30 minutos. Há sim aquela vontade de “só mais uma!”, mas isso não resulta em um espiral que tira horas e horas da sua vida.
A titular mecânica “snap” funciona como um truco: quando um jogador sente que tem grandes chances de ganhar, pode tocar o cubo no topo da tela para dobrar os pontos de experiência recebidos ao vencer — mas também perdidos ao ser derrotado. Podendo chegar a até 8 cubos, a mecânica adiciona um nível de mind games sem, ao meu ver, favorecer toxicidade entre os jogadores.
Em relação à monetização, fora o “pacote introdutório” que inclui o Capitão América, não parece ser possível comprar cartas diretamente nem ao mesmo trocá-las com outros jogadores. O jogo é razoavelmente generoso em oferecer novas cartas — inicialmente fixas, depois aleatórias — ao aumentar a raridade das suas cartas existentes, que é feito usando recursos obtidos naturalmente ao jogar.
A monetização de fato ocorre via Season Pass, que custa R$54,90. Eu não paguei e nem pretendo pagar, mas cada Pass é relacionado a alguma série da Marvel e oferece cartas dela (no momento, Pantera Negra é o destaque). Assim como em outros sistemas do tipo, você pode acumular níveis de Season Pass antes de comprar e decidir pagar depois, se achar que vale a pena. Adicionalmente, algumas recompensas menores são gratuitas de qualquer maneira.
Para quem estiver iniciando, o site The Verge publicou uma lista de dicas úteis para novatos do jogo. Fora isso, muito se aprende apenas jogando, então é só baixar e jogar! O jogo está disponível para iOS, Android e PC via Steam.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm