Síntese: Marvel Snap - Neo Fusion

Marvel Snap

23 de novembro de 2022

Quando ouvi os primeiros comentários sobre Marvel Snap, quase imediatamente levantei uma muralha ao redor do assunto. Primeiro porque já é difícil um jogo mobile me convencer. Segundo que jogos de cartas colecionáveis (TCGs) são um chão muito fértil para mecânicas de gachalootbox que acabam tornando esses jogos predatórios. Até mesmo os jogos baseados nos TCGs clássicos como Magic The Gathering e Pokémon acabam caindo nessa.

Passaram-se algumas semanas e ouvi mais e mais gente comentando que o jogo é bacana e os sistemas de monetização não são abusivos. Com meia hora pra matar, baixei o jogo no iPad e joguei umas partidas. Uma semana e pouco depois, ainda estou jogando Marvel Snap diariamente. Parabéns Marvel, você conseguiu.

Marvel Snap ainda me parece um descendente direto de MTG (como quase todos os TCGs), envolvendo o elemento básico de cada carta ter um custo, um poder e a maioria terem alguma habilidade especial. O fator distintivo do jogo é que as partidas ocorrem em três zonas e o vencedor é quem conseguir o maior poder em pelo menos duas delas. Cada zona tem algum efeito particular, tornando a estratégia de cada partida única, e em geral impedindo que jogadores dependam demais em alguns poucos combos.

Além disso, para encaixar melhor no formato mobile, há duas restrições severas: cada partida dura apenas 6 turnos e cada deck contém no máximo 12 cartas. Então estratégias de enrolamento são completamente ineficazes e não faz sentido ter mais do que uma ou duas cartas de custo alto no baralho.

Para quem gosta de decks rápidos em MTG, é mais ou menos como se todos os jogadores tivessem que jogar assim. Ao observar partidas, percebo que nem todo mundo percebeu isso ainda, e alguns ainda tentam guardar alguma estratégia grandiosa para virar a partida no final. Curiosamente, o deck que me deu mais sucesso até agora é justamente um repleto de cartas de custo 1 ou 2, e geralmente posso entupir a mesa de heróis quando necessário.

O legal, pra mim, é que cada partida dura apenas uns 5 minutos e me sinto satisfeito após uma sessão de 20 ou 30 minutos. Há sim aquela vontade de “só mais uma!”, mas isso não resulta em um espiral que tira horas e horas da sua vida.

A titular mecânica “snap” funciona como um truco: quando um jogador sente que tem grandes chances de ganhar, pode tocar o cubo no topo da tela para dobrar os pontos de experiência recebidos ao vencer — mas também perdidos ao ser derrotado. Podendo chegar a até 8 cubos, a mecânica adiciona um nível de mind games sem, ao meu ver, favorecer toxicidade entre os jogadores.

Em relação à monetização, fora o “pacote introdutório” que inclui o Capitão América, não parece ser possível comprar cartas diretamente nem ao mesmo trocá-las com outros jogadores. O jogo é razoavelmente generoso em oferecer novas cartas — inicialmente fixas, depois aleatórias — ao aumentar a raridade das suas cartas existentes, que é feito usando recursos obtidos naturalmente ao jogar.

A monetização de fato ocorre via Season Pass, que custa R$54,90. Eu não paguei e nem pretendo pagar, mas cada Pass é relacionado a alguma série da Marvel e oferece cartas dela (no momento, Pantera Negra é o destaque). Assim como em outros sistemas do tipo, você pode acumular níveis de Season Pass antes de comprar e decidir pagar depois, se achar que vale a pena. Adicionalmente, algumas recompensas menores são gratuitas de qualquer maneira.

Para quem estiver iniciando, o site The Verge publicou uma lista de dicas úteis para novatos do jogo. Fora isso, muito se aprende apenas jogando, então é só baixar e jogar! O jogo está disponível para iOS, Android e PC via Steam.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm