Síntese: Mobile Suit Gundam Extreme Vs. Maxiboost On - Neo Fusion

Mobile Suit Gundam Extreme Vs. Maxiboost On

20 de agosto de 2020
Cópia digital do jogo gentilmente cedida pela Bandai Namco Brasil.

Enquanto escrevo esse texto, dois kits de modelagem vindos diretamente do Japão totalmente montados me olham. Obviamente são da série Gundam e são colecionáveis que me deixam extremamente contente de pertencer a minha pequena coleção de figures. Publicada em uma revista Herói lá no ano de 2003, uma mega-matéria explicando influências, histórias, jogos e os tais kits de modelagem da série cativaram o meu eu ainda criança de uma forma que durante todos os anos seguintes Mobile Suit Gundam estaria em minha cabeça quase que diariamente. As histórias contadas nas várias séries animadas sobre adolescentes traumatizados se transformando em soldados e lutando contra instituições por vezes nazistas ou por vezes fascistas — usando protótipos extremamente poderosos ou alguma máquina lendária de um conflito que ocorreu centenas de anos antes — criaram e lapidaram muitas das minhas percepções quanto a obras e histórias em geral. Eu amo Gundam.

Mas amar Gundam envolve amar uma das franquias mais lucrativas do Japão e entender que, por mais que os animes tenham todo esse viés reflexivo, os robôs são muitas vezes pensados e projetados para vender kits de modelagem (e, como eu disse nas primeiras linhas daqui, eu os compro). E os jogos, por muitas vezes, não são grandes contos de guerra — e sim combates intensos de robôs gigantes com armas que podem destruir cidades ou jogar meteoros facilmente.

Esse contraste talvez assuste muito, mas faz parte da franquia. Mobile Suit Gundam Extreme Vs. Maxiboost On, mais novo jogo da franquia lançado para o PS4 e o quarto a chegar no ocidente nos últimos 5 anos, é o apogeu das lutas de mechas e talvez a melhor introdução para esse universo possível. A série Vs. tem sua origem nos arcades japoneses, como jogos de combate de mechas originalmente focados só em uma série ou outra das 25 existentes, mas a partir de 2008 virou uma grande celebração da franquia como um todo, tentando reunir em um só lugar e evento máquinas de todas as séries e extensões da franquia. Recebendo atualizações a cada dois anos, Maxiboost On é a ultima versão atualizada desta série, contando com absurdos 180 mechas e o primeiro desde Gundam Vs. Zeta Gundam (2004) a sair no ocidente.

Em sua superfície um jogo simples, Maxiboost On apresenta uma jogabilidade frenética e com opções aparentemente simples logo de cara. Para fãs da série, sem dúvidas é um oceano de felicidade toda a quantidade de fan service contido no jogo, desde as opções de personagens para ser o seu navegador até customizações de títulos para o seu cartão de identidade online. Para os que desconhecem a série, o número de mechas jogáveis e suas jogabilidades extremamente únicas entre si vai assustar e muito (até mesmo os fãs podem se assustar com as opções e acabar ficando só com o robô preferido). Jogando os modos solo, a dificuldade tem óbvios aumentos em certas lutas e mostra bem que as impressões iniciais do jogo pelas mãos da maioria dos jogadores e jogadoras são bem erradas.

Por trás de um sistema aparentemente simples, existem tantas opções, principalmente de movimentação, que talvez Maxiboost On seja um dos jogos de combate em arena mais complexo disponíveis atualmente para o Playstation 4. Ao procurar me informar mais sobre o jogo e tentar o jogar num nível mais avançado, me deparei com um tutorial de mais de 100 páginas no reddit que legitimamente me assustou como não ocorria há anos. São opções de movimentação, combos, cancelamentos de combos em movimentações mais eficazes, configurações de time e tantas outras opções disponíveis de cara que, mesmo no tutorial dentro do jogo na primeira parte do modo de missões, você não vai ter aprendido um décimo do que o jogo realmente apresenta em suas lutas.

As opções de modo solo lhe darão pelo menos umas vinte horas de jogo nos seus cenários mais simples, e te deixarão preso por muito mais tempo em fases como a última rota da branch battle (o modo arcade do jogo) e os últimos cenários do modo de missão. Caso você decida ir para as opções online, prepare-se para perder muito mais do que ganhar por horas e horas, e até mesmo se frustrar. Maxiboost On não é um jogo fácil, e se você for achando que é vai abandoná-lo após não muito tempo.

Acho que posso resumir minha experiência com o jogo de forma simples: como fã da franquia, eu o adorei, mas me impressionei com a curva de dificuldade presente. Se você estiver disposto a se dedicar, será um ótimo jogo sem dúvida nenhuma. Caso você não seja fã da franquia, irá se deparar com mais algumas barreiras — a principal sendo o assustador número de mechas. A dedicação, porém, será decisiva qualquer que seja seu caso para aproveitar esse jogão.

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm