Em 2014, no auge dos meus 18 anos, eu presenciei o final de uma das obras japonesas mais importantes do século XXI até o momento: Naruto. Importante talvez por popularidade, já que, embora o anime seja constituído de bons momentos, é inegável que ainda se encontre muitas vezes em problemas terríveis comuns a esse tipo de obras japonesas focadas em luta. Mas as emocionantes sensações passadas pelos momentos de ação sempre foram algo que me fizeram voltar e acompanhar, deixando assim mais memórias positivas que qualquer outra coisa.
Como qualquer grande franquia em nosso mundo, Naruto foi adaptado para os mais diversos tipos de produtos — de jogos de carta até, quem diria, videogames. O destaque fica para a série Ultimate Ninja Storm, que, usando Quick Time Events e uma forma de luta simplória e com pouca profundidade, foi capaz de adaptar com intensidade e fidelidade a ideia da série.
O último jogo da série saiu em 2016 e, agora em 2020, foi portado para o Nintendo Switch. Quatro anos depois da ocasião do lançamento e tendo jogado 30 horas da versão de 2016 — além de mais 15 no Switch —, posso afirmar que Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 Road to Boruto não tem nada de novo, portanto minha decisão de uma síntese em vez de uma análise propriamente dita. Também falarei mais nas peculiaridades dessa adaptação para o console da Nintendo do que qualquer outra coisa.
O principal atrativo do jogo é seu modo história. Sem nenhuma dúvida, é uma porção muito completa e bem adaptada aqui. Porém, a diferença do hardware do Switch para o PS4 ou Xbox One é aparente quando as impactantes cenas interativas (que não apresentam desafio nenhum em termos de jogabilidade, diga-se de passagem) aparecem estranhamente “embaçadas”.
Perde-se muito da qualidade da imagem e das cores, e é notável que isso foi uma decisão para tentar conservar a falta de serrilhados e afins. No fim, acho que todos iriam preferir uma quantidade menor de efeitos pós-processados do que a dor de cabeça ao ver uma das várias explosões coloridas em resoluções extremamente incômodas e nubladas. É triste.
As lutas em geral não contam com esse efeito e rodam a 30 fps estáveis, mas é notável um certo atraso entre a execução de um ataque especial e a realização de sua animação após o adversário ser atingido. Da mesma forma, quando nas lutas em equipes, mais de 3 personagens na tela ao mesmo tempo causam pequenas, porém notáveis, quedas na taxa de quadros por segundo.
No fim, Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 Road to Boruto para o Nintendo Switch é um port competente que vai agradar quem não tem a possibilidade de jogar em outros lugares ou gostaria de partidas rápidas portáteis. Você não se encaixando em nenhuma dessas opções, recomendo a versão para os outros consoles como sua principal escolha para aproveitar a mais recente aventura de Naruto e sua turma.
Comentários
Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.
O sorteio vai ser ao vivo via live???
Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)
Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.
Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png
cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...
Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público
Agora sim vou ter meu switch o/
Sim!
Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?
Reativei minha conta só pra promoção kkkk
Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte
Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!
Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.
sera que agora ganho o
Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.
Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?
Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!
Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)
Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?
? vou seguir o Renan aqui tbm