Síntese: Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 Road to Boruto - Neo Fusion

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 Road to Boruto

27 de maio de 2020
Cópia digital da versão de Switch do jogo gentilmente cedida pela BandaiNamco Brasil.

Em 2014, no auge dos meus 18 anos, eu presenciei o final de uma das obras japonesas mais importantes do século XXI até o momento: Naruto. Importante talvez por popularidade, já que, embora o anime seja constituído de bons momentos, é inegável que ainda se encontre muitas vezes em problemas terríveis comuns a esse tipo de obras japonesas focadas em luta. Mas as emocionantes sensações passadas pelos momentos de ação sempre foram algo que me fizeram voltar e acompanhar, deixando assim mais memórias positivas que qualquer outra coisa. 

Como qualquer grande franquia em nosso mundo, Naruto foi adaptado para os mais diversos tipos de produtos — de jogos de carta até, quem diria, videogames. O destaque fica para a série Ultimate Ninja Storm, que, usando Quick Time Events e uma forma de luta simplória e com pouca profundidade, foi capaz de adaptar com intensidade e fidelidade a ideia da série.

O último jogo da série saiu em 2016 e, agora em 2020, foi portado para o Nintendo Switch. Quatro anos depois da ocasião do lançamento e tendo jogado 30 horas da versão de 2016 — além de mais 15 no Switch —, posso afirmar que Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 Road to Boruto não tem nada de novo, portanto minha decisão de uma síntese em vez de uma análise propriamente dita. Também falarei mais nas peculiaridades dessa adaptação para o console da Nintendo do que qualquer outra coisa. 

O principal atrativo do jogo é seu modo história. Sem nenhuma dúvida, é uma porção muito completa e bem adaptada aqui. Porém, a diferença do hardware do Switch para o PS4 ou Xbox One é aparente quando as impactantes cenas interativas (que não apresentam desafio nenhum em termos de jogabilidade, diga-se de passagem) aparecem estranhamente “embaçadas”.

Perde-se muito da qualidade da imagem e das cores, e é notável que isso foi uma decisão para tentar conservar a falta de serrilhados e afins. No fim, acho que todos iriam preferir uma quantidade menor de efeitos pós-processados do que a dor de cabeça ao ver uma das várias explosões coloridas em resoluções extremamente incômodas e nubladas. É triste.

As lutas em geral não contam com esse efeito e rodam a 30 fps estáveis, mas é notável um certo atraso entre a execução de um ataque especial e a realização de sua animação após o adversário ser atingido. Da mesma forma, quando nas lutas em equipes, mais de 3 personagens na tela ao mesmo tempo causam pequenas, porém notáveis, quedas na taxa de quadros por segundo.

No fim, Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 Road to Boruto para o Nintendo Switch é um port competente que vai agradar quem não tem a possibilidade de jogar em outros lugares ou gostaria de partidas rápidas portáteis. Você não se encaixando em nenhuma dessas opções, recomendo a versão para os outros consoles como sua principal escolha para aproveitar a mais recente aventura de Naruto e sua turma.

 

Comentários

Olha... excelente texto. Esse é um problema que eu já vinha discutindo em meus círculos de amizade ha um bom tempo. Isso fica ainda mais evidente quando percebe-se a necessidade das grandes publishers de seguirem tendencias mais lucrativas não afetam apenas o game design em si, mas também as temáticas, narrativas, e até mesmo a direção de arte dos games. Vide a enxurrada de jogos de zumbis que tivemos na geração passada... Por falar em indies, eu vejo muito potencial para que os próximos AAA inovadores saiam deles. O orçamento ainda é um problema, mas financiamento coletivo já é uma realidade. Acredito que equipes extremamente competentes e comprometidas consigam levantar fundos para levar adiante o desenvolvimento de jogos desse nível.

O sorteio vai ser ao vivo via live???

Obrigado Igor! Seja bem-vindo ao Nintendo Fusion :)

Rapaz, que texto foda! Parabéns Renan! Fico cada mais feliz em ser Nintendista em tempos como esse (apesar de ainda não ter um Switch), saber que a Nintendo rema pesado contra essa maré cheia de lixo. Recentemente o designer da BioWare, Manveer Heir (Mass Effect) compartilhou que a EA só tem foco mesmo nas microtransações, que ainda viu gente gastando 15 mil dolares com cards de multiplayer do Mass Effect 3. Pra piorar agora tem o sistema de Loot Box, que está na moda, e a Warner empolgou com o Shadow of Mordor. Loot Box pra fechar campanha ou pra tentar competir online nos jogos, pra mim isso é praticamente o fim. A única esperança que tenho nessa industria que amo tanto são mesmo nos indies, Nintendo e algumas empresas. Espero que a Activision não estrague a Blizzard, pq apesar de Overwatch ter Loot Box, são completamente cosméticos, e eu acho isso bom até, pq jogar pra desbloquear coisas visuais é muito mais interessante e prazeroso que jogar pra tentar a sorte com um item específico pra ser mais competitivo com upgrades no status do personagem.

Não aparece para você no começo do texto? https://uploads.disquscdn.com/images/b809b035a7e4e21875dfe6af44cc2d10dccbe7c3eea556e1be57fe8018d72a32.png

cadê o tal formulário do Gleam? não vi link nenhum no texto... tá mal explicado isso...

Das publicadoras de games, a EA é sem duvidas a pior. Não foi atoa que foi escolhida como a pior empresa americana por dois anos consecutivos. Não quero parecer um hater, mas é essa filosofia de shooters multimilionários, com gráficos de ponta e extorquimento de dinheiro dos consumidores é que vai fazê-los fechar as portas. Isso fica evidente com o “apoio” da empresa ao Switch, não souberam mais uma vez ler o sucesso do console, e repetem os mesmos erros de uma década: investir pesado em gêneros supersaturados. E é interessante notar como o Iwata foi capaz de enxergar uma realidade mais de uma década á sua frente, e feliz que cada vez mais empresas adotam essa estratégia: jogos de menor orçamento e maior foco no público

Agora sim vou ter meu switch o/

Sim!

Qual é a exceção "imperdoável"? Chrono Trigger?

Reativei minha conta só pra promoção kkkk

Cara, não uso Twitter. Até tenho, mas nem lembro senha nem nada. Vamos ver se tenho sorte

Parabéns à todos nessa nova empreitada, o site é promissor!

Acho que o único defeito desse game foi ter requentado muitas fases, poderia ter sido apenas a GHZ, por exemplo. Mas fora isso é impecável.

sera que agora ganho o

Precisa compartilhar no Facebook. Nos outros lugares é opcional.

Eu preciso compartilhar o sorteio pelo facebook? Ou é preciso compartilhar em outro lugar?

Felipe Sagrado escreva-se em tudo para aumenta a change brother!!!!

Você pode participar sim, só não vai poder obter os dois cupons relacionados ao Twitter. :)

Boa tarde. Eu não uso o Twitter, então gostaria de saber se isso impede minha participação ou só diminui minhas chances?

? vou seguir o Renan aqui tbm